Residências Refúgios do Arrayán / Espiral

Residências Refúgios do Arrayán / Espiral - Mais Imagens+ 11

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: Espiral; Espiral
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Concret Doctor, Pizarreño
  • Engenharia Elétrica: Cobe Ingenieros.
  • Engenharia Sanitária: Cobe Ingenieros.
  • Cálculo Estrutural: René León
  • Cidade: Lo Barnechea
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Espiral

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar duas casas mediterrâneas iguais, de 140 m2 e ampliáveis em um terreno com uma grande inclinação localizado na região de Arrayán.

Cortesía de Espiral

Estas residências foram projetadas para um tio e seu sobrinho, mas deveriam ser pensadas de forma a manter a possibilidade de, futuramente, alguma delas ser vendida ou alugada a outra pessoa fora da família.

Implantação

Por outro lado, o terreno tem uma grande vista do sul, para a ravina do Arrayán, enquanto que, no norte, a parte mais alta do terreno, passa o canal La Poza, do qual os clientes querem se proteger visualmente por uma questão de segurança.

Cortesía de Espiral

Inicialmente, o programa definido pelos clientes foi o seguinte: dois dormitórios, sala de estar e de jantar com cozinha integrada, um grande closet e um banheiro principal. Dado isso, o projeto foi pensado em um modelo genérico, mas adaptável, projetado, primeiramente, do interior, garantindo as modificações e adaptações, para, então, desenvolver-se como expressão da fachada de forma complementar aos espaços comuns e exteriores da casa. Pensou-se um lugar onde a vida acontecesse nos espaços comuns, onde todos os cômodos de todos os pavimentos confluíssem ao centro da residência ao redor de um grande vazio de pé direito duplo conectado com o exterior através de janelas e uma varanda que se projeta sobre a inclinação.

O projeto definiu espaços abertos, flexíveis, mutáveis e inter-relacionados entre os dois pavimentos por meio de diversas formas de varanda. Se projeta um primeiro pavimento maciço e hermético de concreto, e um segundo pavimento leve e aconchegante de madeira com uma janela estratégica para irradiar o grande vazio central. Estes dois sistemas são vinculados através do vazio de pé-direito duplo por meio das escadas que funcionam como elemento central que atua como um biombo entre interior e exterior, e entre circulação e espaços de estar. O primeiro pavimento projeta suas paredes para o norte, configurando os estacionamentos que, por sua vez, ocupam o terreno e permitem futuras ampliações, tanto no prolongamento do segundo pavimento sobre este, quanto na ocupação do estacionamento no primeiro pavimento como um novo ambiente.

Cortesía de Espiral

Cada residência tem o primeiro pavimento com um hall de acesso, estar-sala de jantar-cozinha, lavabo, varanda e dormitório principal com closet e banheiro incorporados. O segundo pavimento contempla o segundo dormitório e uma sala de estar que pode ser transformada em um terceiro dormitório que cria uma varanda em direção ao átrio central. Também na ponte de circulação projetou-se uma grande estante de livros sobre a janela de correr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residências Refúgios do Arrayán / Espiral" [Casas Refugios del Arrayán / Espiral] 10 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875225/residencias-refugios-do-arrayan-espiral> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.