O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Espiral
  6. 2017
  7. Residências Refúgios do Arrayán / Espiral

Residências Refúgios do Arrayán / Espiral

Residências Refúgios do Arrayán / Espiral
Residências Refúgios do Arrayán / Espiral, Cortesía de Espiral
Cortesía de Espiral

Cortesía de Espiral Cortesía de Espiral Cortesía de Espiral Cortesía de Espiral + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Lo Barnechea, Chile
  • Área

    140.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
Cortesía de Espiral
Cortesía de Espiral

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar duas casas mediterrâneas iguais, de 140 m2 e ampliáveis em um terreno com uma grande inclinação localizado na região de Arrayán.

Cortesía de Espiral
Cortesía de Espiral

Estas residências foram projetadas para um tio e seu sobrinho, mas deveriam ser pensadas de forma a manter a possibilidade de, futuramente, alguma delas ser vendida ou alugada a outra pessoa fora da família.

Implantação
Implantação

Por outro lado, o terreno tem uma grande vista do sul, para a ravina do Arrayán, enquanto que, no norte, a parte mais alta do terreno, passa o canal La Poza, do qual os clientes querem se proteger visualmente por uma questão de segurança.

Cortesía de Espiral
Cortesía de Espiral

Inicialmente, o programa definido pelos clientes foi o seguinte: dois dormitórios, sala de estar e de jantar com cozinha integrada, um grande closet e um banheiro principal. Dado isso, o projeto foi pensado em um modelo genérico, mas adaptável, projetado, primeiramente, do interior, garantindo as modificações e adaptações, para, então, desenvolver-se como expressão da fachada de forma complementar aos espaços comuns e exteriores da casa. Pensou-se um lugar onde a vida acontecesse nos espaços comuns, onde todos os cômodos de todos os pavimentos confluíssem ao centro da residência ao redor de um grande vazio de pé direito duplo conectado com o exterior através de janelas e uma varanda que se projeta sobre a inclinação.

O projeto definiu espaços abertos, flexíveis, mutáveis e inter-relacionados entre os dois pavimentos por meio de diversas formas de varanda. Se projeta um primeiro pavimento maciço e hermético de concreto, e um segundo pavimento leve e aconchegante de madeira com uma janela estratégica para irradiar o grande vazio central. Estes dois sistemas são vinculados através do vazio de pé-direito duplo por meio das escadas que funcionam como elemento central que atua como um biombo entre interior e exterior, e entre circulação e espaços de estar. O primeiro pavimento projeta suas paredes para o norte, configurando os estacionamentos que, por sua vez, ocupam o terreno e permitem futuras ampliações, tanto no prolongamento do segundo pavimento sobre este, quanto na ocupação do estacionamento no primeiro pavimento como um novo ambiente.

Cortesía de Espiral
Cortesía de Espiral

Cada residência tem o primeiro pavimento com um hall de acesso, estar-sala de jantar-cozinha, lavabo, varanda e dormitório principal com closet e banheiro incorporados. O segundo pavimento contempla o segundo dormitório e uma sala de estar que pode ser transformada em um terceiro dormitório que cria uma varanda em direção ao átrio central. Também na ponte de circulação projetou-se uma grande estante de livros sobre a janela de correr.

Ver a galeria completa

Cita: "Residências Refúgios do Arrayán / Espiral" [Casas Refugios del Arrayán / Espiral] 10 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875225/residencias-refugios-do-arrayan-espiral> ISSN 0719-8906