O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Croácia
  5. PRO-S
  6. 2016
  7. Nogueira, casa e terraço / PRO-S

Nogueira, casa e terraço / PRO-S

  • 17:00 - 10 Julho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Nogueira, casa e terraço / PRO-S
Nogueira, casa e terraço  / PRO-S, © Jure Živković
© Jure Živković

© Jure Živković © Jure Živković © Jure Živković © Jure Živković + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Ogulin, Croácia
  • Arquiteto Responsável

    Tomislav Soldo
  • Área

    100.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Jure Živković
© Jure Živković

Descrição enviada pela equipe de projeto. A gênesis desta casa poderia ter uma narrativa peculiar. O processo, possivelmente invertido, mas certamente desejado, concebe e desenha o espaço onde o principal papel sensorial é assumido pela própria natureza. 

© Jure Živković
© Jure Živković

Inicialmente, havia uma nogueira que proporcionava uma perfeita sombra natural e representava o primeiro espaço residencial ao ar livre. Depois, formou-se gradualmente um terraço ao redor da árvore e com o passar do tempo surgiu a ideia de construir a casa. 

Corte
Corte
Planta
Planta
Corte
Corte

O terreno inclinado com sua vista panorâmica que domina o bosque próximo e a paisagem montanhosa junto com a posição do terraço existente eram os únicos elementos determinantes no processo de desenho desta casa de campo. 

© Jure Živković
© Jure Živković

Sem a necessidade de referir-se aos elementos existentes e tradicionais do entorno, nem de apropriação ou aprovação, tratava-se simplesmente de uma casa na colina, uma extensão do terraço e um mirante fechado.

A cobertura inclinada, o desenho compacto da disposição e o uso da madeira no revestimento da fachada foram os únicos elementos funcionais distintos da região que foram colocados em cena. 

© Jure Živković
© Jure Živković

Com uma superfície bruta de 100 metros quadrados a casa consta um pequeno depósito no porão, uma sala de estar com cozinha aberta, um banheiro no térreo e uma área de dormitório no mezanino. 

© Jure Živković
© Jure Živković

A intenção de obter um fluxo espacial entre o exterior e o interior, que respeita a conexão da cozinha interior, cozinha ao ar livre e terraço, concretizou-se igualmente no desenho interior na forma de uma planta de espaço aberto. 

© Jure Živković
© Jure Živković

Em consequência, toda a residência é percebida como um único volume que reflete em grande medida a natureza circundante desde cada ponto, enquanto a cozinha e a área de banho formam um pequeno conjunto compacto como um cômodo dentro do volume. 

© Jure Živković
© Jure Živković

Além do subsolo de concreto e das cimentações, a casa foi feita inteiramente de blocos de concreto celular, o que acelerou significativamente a construção no lugar. As paredes exteriores de 30 centímetros de espessura, também feitas de blocos de concreto celular, cumpriram com todos os requisitos físicos do edifício sem a necessidade de isolamento térmico adicional. 

A eficiência térmica em termos de superaquecimento não desejado durante o verão e a perda de calor no inverno foi reforçada por uma fachada de ventilação com revestimento de madeira da Sibéria. A fachada está pintada com duas camadas de alcatrão de madeira negra e um produto genuíno natural que penetra profundamente na madeira, conferindo proteção e durando um longo período de tempo.

© Jure Živković
© Jure Živković

A percepção da estrutura compacta negra, aparentemente monolítica, é alterada durante a noite ao serem acessas as luzes. A casa converte-se em um objeto delicado quase como uma lanterna, projetando luz sobre seu entorno através das ranhuras do obturador imitando os raios de sol que iluminam o interior durante o dia. 

Ver a galeria completa

Cita: "Nogueira, casa e terraço / PRO-S" [Walnut Tree, House and Terrace / PRO-S] 10 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875187/nogueira-casa-e-terraco-pro-s> ISSN 0719-8906