O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. México
  5. Arquitectura en Proceso
  6. 2011
  7. Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso

Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso

  • 21:00 - 5 Julho, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso
Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso

Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso + 25

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vistas del Cerro Grande é um assentamento irregular localizado na periferia sudeste da cidade de Chihuahua. Suas características eram muito específicas e particulares, uma vez que faltavam serviços e infraestrutura urbana. A insegurança generalizada na cidade e a falta de espaços públicos transformou este bairro em uma área problemática e perigosa.

Implantação
Implantação

Em resposta a esta situação, o governo promoveu a construção de três projetos com o apoio da comunidade visando o desenvolvimento da área a promoção da segurança e do bem-estar dos habitantes. Um centro comunitário, um centro de saúde e um centro desportivo foram construídos para lidar com essas questões prioritárias.

Planta Baixa - Adega
Planta Baixa - Adega

O projeto do centro comunitário Vistas del Cerro Grande foi desenvolvido a partir de três pontos importantes: o usuário, o programa e sua localização geográfica.

O complexo está rodeado por uma série de montanhas. A partir de qualquer ponto do centro comunitário é possível ver as montanhas. Ao oeste, há Cerro Grande, uma montanha emblemática da cidade; ao sul, uma pequena cordilheira; ao leste, a Sierra de Santa Eulalia e ao norte a Sierra de Nombre de Dios.

O fato do complexo estar localizado entre estes elementos naturais faz com que haja uma relação visual entre eles que influenciam o processo projetual, levando os edifícios a simularem ou representarem as montanhas e, por sua vez, dialogarem com elas e entre eles mesmos.

Com base nas relações entre os espaços, nos caminhos diários e nas relações visuais existentes no terreno, começamos o projeto com exercícios conceituais utilizando camadas de informações físicas do local em interconexão com a trajetória do sol ao longo do dia e durante o ano.

O programa arquitetônico nos permitiu "quebrar" a edificação e procurar uma série de espaços construídos, distribuídos no vazio das rotas visuais e pedonais que as pessoas percorriam diariamente. A intenção de dividir esse espaço era evitar uma construção maciça em um contexto onde a escala e a estrutura são muito horizontais e pequenas.

Os resultados obtidos do processo conceitual foi a determinação precisa do percurso do sol e das pessoas, o que permitiu iniciar nosso processo de projeto a partir dos espaços exteriores que precisavam ser mantidos e localizar o que seria construído nos espaços vazios.

Cada volume responde a uma função no programa arquitetônico. Esses objetos efêmeros usam a materialidade para determinar uma arquitetura básica em seus processos, os quais foram entendidos e assimilados pelo usuário. Por causa do

caráter periférico e das habitações precárias que prevalecem no meio urbano, decidimos usar materiais tradicionais, de simplicidade construtiva, como as paredes de pedra, um sistema tradicional da região. A aspereza, o capricho do material e a decisão do construtor, permite que se descubra no dia a dia uma arquitetura diferente, determinada pelos mesmos elementos que a definiram conceitualmente.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso" [ Centro Comunitario Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874938/centro-comunitario-vistas-de-cerro-grande-arquitectura-en-proceso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.