O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estacionamento
  4. Brasil
  5. Estúdio HAA!
  6. 2014
  7. Parklet The Joy / Estúdio HAA!

Parklet The Joy / Estúdio HAA!

  • 05:00 - 15 Julho, 2017
Parklet The Joy / Estúdio HAA!
Parklet The Joy / Estúdio HAA!, © Evandro Nunes de Oliveira
© Evandro Nunes de Oliveira

GIF 01. Image © Evandro Nunes de Oliveira © Evandro Nunes de Oliveira © Evandro Nunes de Oliveira GIF 04. Image © Evandro Nunes de Oliveira + 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Parklets são extensões da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência.
Assim, enquanto duas vagas de estacionamento rotativo na rua são utilizadas por 40 pessoas por dia, um parklet, ou vaga viva, atende aproximadamente 300 pessoas neste mesmo período, além de promover uma maior interação social entre os cidadãos, e o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.

As pequenas intervenções dos parklets possuem um grande alcance em transformações do espaço.
Trazem a essência da cidade em um pequeno lugar, que pode servir para uma pausa, um descanso, encontrar um amigo, ler um livro, e principalmente, não servir a nada disso e a tantas outras coisas, essa é a beleza da democracia do uso de um espaço público.

Em meio à movimentação da Rua Maria Antônia, conhecida principalmente pela grande ocupação universitária, o Parklet The Joy compõe esse cenário dando maior visibilidade e relevância para a permanência dos pedestres, em detrimento ao estacionamento de carros na rua.

O parklet fica em frente ao Pub The Joy. A implantação deste parklet corrobora com a vocação de uma rua universitária, que é proporcionar espaços para o encontro, reduzindo a dicotomia do dentro-fora, que é tão presente em boa parte das ruas de São Paulo.

Foram utilizados no parklets madeira cumaru para os assentos e encostos, chapas de aço para a constituição das floreiras e placas cimentícias para o piso.

Perspectiva
Perspectiva

O mote deste parklet foi a criação de um espaço que participasse da dinâmica da rua, ora um espaço para beber uma cerveja e bater papo com os amigos, ora um palco para um pocket show. As mesas móveis sobre trilhos embutidos possibilitam esta alteração de layout.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Parklet The Joy / Estúdio HAA!" 15 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874937/parklet-the-joy-estudio-haa> ISSN 0719-8906