Parklet The Joy / Estúdio HAA!

Parklet The Joy / Estúdio HAA! - Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, Jardim, AidoParklet The Joy / Estúdio HAA! - Cadeira, MesaParklet The Joy / Estúdio HAA! - Imagem 4 de 14Parklet The Joy / Estúdio HAA! - JanelaParklet The Joy / Estúdio HAA! - Mais Imagens+ 9

Higienópolis, Brasil
  • Colaboradores: Soul Urbanismo, Luiza Andrade, Marcela Céspedes
  • Cliente: The Joy
  • Arquiteto Responsável: Homã Alvico
  • Cidade: Higienópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Parklets são extensões da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência.
Assim, enquanto duas vagas de estacionamento rotativo na rua são utilizadas por 40 pessoas por dia, um parklet, ou vaga viva, atende aproximadamente 300 pessoas neste mesmo período, além de promover uma maior interação social entre os cidadãos, e o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.

As pequenas intervenções dos parklets possuem um grande alcance em transformações do espaço.
Trazem a essência da cidade em um pequeno lugar, que pode servir para uma pausa, um descanso, encontrar um amigo, ler um livro, e principalmente, não servir a nada disso e a tantas outras coisas, essa é a beleza da democracia do uso de um espaço público.

Em meio à movimentação da Rua Maria Antônia, conhecida principalmente pela grande ocupação universitária, o Parklet The Joy compõe esse cenário dando maior visibilidade e relevância para a permanência dos pedestres, em detrimento ao estacionamento de carros na rua.

O parklet fica em frente ao Pub The Joy. A implantação deste parklet corrobora com a vocação de uma rua universitária, que é proporcionar espaços para o encontro, reduzindo a dicotomia do dentro-fora, que é tão presente em boa parte das ruas de São Paulo.

Foram utilizados no parklets madeira cumaru para os assentos e encostos, chapas de aço para a constituição das floreiras e placas cimentícias para o piso.

Perspectiva

O mote deste parklet foi a criação de um espaço que participasse da dinâmica da rua, ora um espaço para beber uma cerveja e bater papo com os amigos, ora um palco para um pocket show. As mesas móveis sobre trilhos embutidos possibilitam esta alteração de layout.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Maria Antônia, 336 - Higienópolis, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parklet The Joy / Estúdio HAA!" 15 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874937/parklet-the-joy-estudio-haa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.