Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura

Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Imagem 2 de 10Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Janela, FachadaResidência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - JanelaResidência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - FachadaResidência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Mais Imagens+ 5

  • Colaboradores: António Feio, Nuno Silva, Joaquim Santana, Ricardo Granja, Joana Delgado
  • Cidade: Coimbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Janela
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência de Estudantes é um projeto para 254 camas numa área de 5300m2, dividida em 4 pisos. Todo o edifício foi desenhado a partir da resolução de duas questões: o desnível topográfico e o uso do módulo, neste caso do quarto de dormir com 2,55mx5,80m. Este módulo, em associação, constitui unidades habitacionais, conjuntos de 6, 8 ou 12 quartos associados. Sendo o elemento principal do programa, estes módulos definiram a regra de composição de todo o edifício.

Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Fachada
© Armando Ribeiro

Para além da repetição modular, o edifício é absolutamente simétrico a partir do eixo, o corredor central. Esta simetria é propositada para permitir a orientação das unidades residenciais a norte ou a sul, conforme a melhor disposição de luz nos diferentes pisos.

Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Janela, Fachada
© Armando Ribeiro

O desnível é resolvido em quatro pisos, desfasados dois a dois sendo o corredor central o eixo de charneira. Neste caso o desfasamento, que faz avançar os dois pisos inferiores, permite a criação de um pátio à cota do piso -2.

Planta
Fachada

Entre lajes, os painéis de betão prefabricados e os caixilhos criam um ritmo de aberturas, deixando perceber para o exterior as áreas comuns através do uso de cores fortes nas paredes e pisos.

Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura - Imagem 2 de 10
© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra / Paula Santos Arquitectura" 07 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874926/residencia-de-estudantes-da-universidade-de-coimbra-paula-santos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.