Residência QM / OOA | Office O architects

Residência QM  / OOA | Office O architects - Mais Imagens+ 12

Gistel, Bélgica
  • Arquitetos: OOA | Office O architects; OOA | Office O architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Edelbeton, Sapa Building System International NV
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência QM responde ao regulamento de construção de uma maneira diferente e "retorcida". O projeto encontra-se em um novo loteamento a partir de terrenos quadrados, com o mesmo tamanho e as mesmas normas para construção. As casas devem ter um recuo de 5 metros em cada lado do lote, ter 2 pavimentos e uma cobertura plana ou inclinada. Isso gera como resultado residências de dois andares com uma aparência similar, como uma extrusão da área de construção quadrada. Esta casa tem um toque diferenciado.

© Tim Van de Velde

Um deslocamento angular do edifício realiza uma combinação otimizada de orientação, privacidade e vistas.

Esta implantação "retorcida" melhora as qualidades espaciais no interior e no exterior.

Planta

São criadas três áreas de jardim diferentes: a calçada e o estacionamento, o jardim íntimo ao lado dos dormitórios e o jardim mais ativo no sudoeste.

© Tim Van de Velde

A tipologia de blocos de dois pavimentos transformou-se em um "bel-étage" desconstruído. Os principais espaços de vida estão localizados no pavimento superior, proporcionando aos residentes vistas de grande alcance e entrada de luz natural abundante. Os dormitórios estão situados no mesmo nível do jardim, recuperando sua intimidade necessária.

© Tim Van de Velde

Os dormitórios no térreo estão totalmente fechados pelo sul e pelo norte, o que também maximiza a privacidade. Esses cômodos estão orientados para leste e o escritório a oeste.

© Tim Van de Velde

Na intimidade do ângulo axial/interno está no jardim principal, onde os residentes aproveitam o jardim desde o dia até a noite.

© Tim Van de Velde

No pavimento superior, ambas as achadas, norte e leste, estão completamente fechadas, o que evita observadores de fora da casa.

© Tim Van de Velde

A cozinha e a sala de jantar são completamente abertas ao sul, criando uma ampla visão sobre os telhados e jardins com o campo distante. Um grande toldo cobre parcialmente uma varanda ainda maior, proporcionando o sombreamento necessário. Uma escada externa encaminha da varanda diretamente ao jardim.

Elevações

A marquise vertical tem uma grande abertura direcionada ao jardim no oeste, o que permite a interação entre varanda e jardim inferior.

A sala de estar é orientada a oeste para captar a luz solar da tarde e termina em uma varanda coberta menor.

© Tim Van de Velde

Apesar do uso contínuo dos mesmos elementos arquitetônicos, o edifício altera sua dinâmica completamente a partir da diversidade de ângulos. Com uma simples caminhada pelo projeto é possível sentir imediatamente a mudança de expressão.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência QM / OOA | Office O architects" [House QM / OOA | Office O architects] 06 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874921/residencia-qm-ooa-office-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.