Botequim Sapucaí / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho

Botequim Sapucaí / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mais Imagens+ 16

Floresta, Brasil
  • Arquitetos: Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho; Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cozil, Fachada Frontal, Newline, Roberto Vianini
© Trópica Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A rua Sapucaí, onde está localizado o projeto, faz parte do centro histórico e cultural de Belo Horizonte, tendo como vista privilegiada o icônico viaduto Santa Tereza, Parque Municipal e Estação Central de Belo Horizonte.

© Trópica Fotografia

Com forte tendência a pólo gastronômico, o projeto trouxe como demanda um ambiente sofisticado que dialogasse com o cotidiano da rua. O primeiro desafio foi resolver o estado precário em que o imóvel foi alugado, com infiltrações em paredes e teto, alteração no piso em ladrilho original, danos no sistema elétrico e hidráulico e um mezanino em madeira com pé direito de 1,70cm.

Planta

Primeiramente optou-se por refazer todo sistema elétrico através de eletrocalhas e eletrodutos para possibilitar uma maior flexibilidade em modificações futuras. A parede mais danificada foi revestida por placas de OSB parafusadas em montantes e guias de light steel frame. A cor escura das paredes, assim como o teto, buscou direcionar o olhar do espectador aos elementos de decoração.

© Trópica Fotografia

A malha reticulada, presente no balcão, na grade externa e nos bancos foi inspirada no antigo vitral em vidros canelados que foi posicionada atrás do bar, criando uma identidade visual ao ambiente.

© Trópica Fotografia

Apesar do apelo longitudinal do imóvel, o piso em granitina na primeira metade do salão, indicou a adoção de dois ambientes distintos: o primeiro, ornado com uma grelha em ferro oxidado, samambaias e iluminação pendente, busca acolher o cliente para o estabelecimento convidando-o a conhecer seu interior; o segundo ambiente, onde localiza-se o bar, é decorado por gravuras com motivos arquitetônicos de Belo Horizonte e luminárias em cor cobre.

Diagram

O balcão de paraju, com 65 centímetros, projetado para ser um local de permanência e interação com o bartender, é coroado por uma estrutura metálica revestida com as tábuas corridas reaproveitadas do mezanino (assim como o balcão de apoio do banheiro). A cozinha, exposta ao público, foi dimensionada para que os funcionários possam trabalhar em um ambiente confortável, com bancada central para montagem de pratos.

© Trópica Fotografia

O antigo escritório foi mantido e transformado em estoque de bebidas e de mobiliário. No corredor entre o salão e o banheiro, onde existia um vão entre um pilar de sustentação e o depósito, foi projetado um armário que servisse tanto para armazenagem de mantimentos (no corredor) quanto de depósito de matérias de limpeza (no banheiro).

Por último, o banheiro foi projetado para acolher três cabines sanitárias (dois femininos e um masculino) que dividem um único lavabo composto por duas pias.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sapucaí, 523 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 30150-050, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Botequim Sapucaí / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho" [Botequim Sapucaí / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho] 09 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874766/botequim-sapucai-alfredo-lanna-neto-plus-mateus-castilho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.