Casa das Varandas / VIVA Arquitetura

Casa das Varandas / VIVA Arquitetura

Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Janela, FachadaCasa das Varandas / VIVA Arquitetura - Imagem 3 de 39Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Janela, Vidro, FachadaCasa das Varandas / VIVA Arquitetura - Bancada, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa das Varandas / VIVA Arquitetura - Mais Imagens+ 34

Blumenau, Brasil
  • Arquitetos: VIVA Arquitetura; VIVA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  345
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexandre Zelinski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa de Maria, Deca, Docol, Granimax, Laser, Morale, Pau Pau, Rischbieter, Rocca, Vidrolux, Vivacita
Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Janela, Fachada
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Varandas foi pensada como um refúgio ao dia-a- dia da cidade. A localização privilegiada no fim de uma rua sem saída e no topo de um morro cercado por áreas de preservação favoreceu a implantação da residência e sua conexão com a natureza. Utilizando a topografia natural do terreno, o programa foi acomodado em 2 blocos sobrepostos e dispostos perpendicularmente, além do pavimento térreo que conecta residência com a rua.

Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Bancada, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Alexandre Zelinski
Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Imagem 3 de 39
© Alexandre Zelinski

O pavimento social foi concebido como um espaço integrador, conectando os ambientes sociais com a área de preservação que circunda o terreno, através das grandes aberturas que dão acesso à varanda, permitindo a ventilação cruzada do ar filtrado pelas árvores em toda a extensão do bloco. A elevação em relação a rua e a ausência de muros permite a vista do skyline da cidade de todos os ambientes, além de trazer privacidade aos moradores. A área de serviço e os banheiros estão centralizados, formando um volume que se estende até a caixa d’água.

Planta
Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Janela, Porta, Fachada, Pátio, Aido
© Alexandre Zelinski

A escada metálica leve e de linhas minimalistas dá acesso à área íntima, onde quartos estão dispostos paralelamente ao longo do eixo de  circulação localizado nos fundos do bloco, para que todos tenham abertura para a vista da cidade. A suíte principal se estende para a cobertura do bloco social com um grande varanda, circundada por um banco de concreto suspenso, permitindo atividades de relaxamento e a apreciação do pôr do sol. O escritório foi posicionado nos fundos para garantir privacidade e silêncio, com aberturas dispostas no mesmo sentido dos ventos predominantes.

Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Janela, Escada, Viga, Corrimão
© Alexandre Zelinski
Casa das Varandas / VIVA Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Alexandre Zelinski

Todos os detalhes estruturais foram amplamente discutidos com a equipe de engenharia através de modelos tridimensionais, garantindo o visual de blocos apoiados proposto como partido. Para vencer o vão de 11 metros sob os quartos, e garantir o visual sem barreiras da área de festas, foram lançadas grandes vigas de 90cm de altura utilizadas como elementos de composição nas fachadas, aparecendo nos perfis brancos que formam o visual de “caixa" dos dois blocos. Materiais brutos como o concreto aparente, o cimento queimado e a madeira natural, aliados às formas geométricas básicas com proporções áureas e à organização espacial, trouxeram o visual minimalista tão apreciado pelos proprietários.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Varandas / VIVA Arquitetura" 07 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874755/casa-das-varandas-viva-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.