Casa Barraca / Sparks Architects

Casa Barraca / Sparks Architects - Mais Imagens+ 11

Eumundi, Austrália
  • Arquitetos: Sparks Architects Pty Ltd; Sparks Architects Pty Ltd
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  344
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Minka Joinery
  • Arquiteto Paisagista: Conlon Group
  • Engenharia: Stebbing and Associates
  • Construção: Jaicon Constructions
  • Autores: Dan Sparks, Michael Cornish, Rabea Stader, Patrick Ozmin
  • Cidade: Eumundi
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Christopher Frederick Jones

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta clareira em uma floresta tropical no interior de Noosa, Austrália está em um bairro típico de casas rurais. O trajeto até a casa continua da rua principal através de um sinuoso percurso ladeado de arbustos através um bosque que atua como um portal entre o mundo construído e o 'virgem', um lugar que remete aos primeiros assentamentos na região, um acampamento.

© Christopher Frederick Jones

Flanqueando o lado norte do 'acampamento' está uma exuberante parede tropical de árvores com mais de 40 metros de altura. Um pequeno córrego ao longo deste limite também proporciona um corredor ciliar para a flora e fauna local. A escala e densidade do bosque circundante também reduz a penetração do sol de inverno e cria seu próprio microclima.

Planta Baixa

Os clientes queriam uma casa com 3 dormitórios com um estar central de planta aberta e integrado com a cozinha. Respondendo a isto e às configurações únicas do terreno, os espaços de caráter social e de vida se alimentam das circulações que vão de leste à oeste, proporcionando acesso aos quartos, locais de estudo e de armazenamento. O pavilhão se estende ao longo do contorno leste-oeste e permite que todos os quartos desfrutem da vista da selva tropical em direção ao norte, maximizando o ganho solar no inverno. 

© Christopher Frederick Jones

A resposta arquitetônica é um conceito dualista, que opera entre um volume quadrado e termicamente isolado para os meses mais frios e que permite um conforto significativo para os meses mais quentes. As paredes ou portas desta caixa se abrem manualmente, enquanto que a cobertura possui um sistema de abertura deslizante automatizada. Com o teto totalmente aberto, a membrana da cabana translúcida aparece e reconfigura um novo volume, nova luz e materialidade. A medida que as portas se abrem, a parede do bosque se converte em um elemento arquitetônico, uma parede natural que contém um espaço mais amplo que se estende através do restante da clareira e do jardim.

© Christopher Frederick Jones

A cobertura como de uma barraca serve como uma 'cobertura voadora' por cima do teto isolado da caixa, assumindo o peso da carga de calor. O vazio entre os dois elementos permite um processo simples de ventilação. As diversas águas da cobertura da cabana maximizam a penetração de sol no inverno e protegem as orientações leste, oeste e sul.

Corte

A eleição das cores escuras para a caixa formam um contraste com a lona tensionada branca e sua estrutura de suporte. A relação entre os dois é enaltecida através da sutil forma do volume retangular, com as esquinas arredondadas do edifício, assim como do mobiliário interno. 

© Christopher Frederick Jones

Dois elementos arquitetônicos primários - abrigo e segurança - são comprovados   nesta proposição. Um modo duplo de morar; o primeiro fechado e protegido, e o segundo aberto e expansivo que permite que os ocupantes tenham uma relação direta com o entorno natural. O edifício proporciona uma oportunidade espacial que flexibiliza a relação entre interior e exterior. 

© Christopher Frederick Jones

Este edifício aparentemente pequeno é dinâmico no que permite os proprietários viverem de maneira simples e confortável enquanto maximizam seu compromisso com uma localização muito especial.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Barraca / Sparks Architects" [Tent House / Sparks Architects] 29 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874673/casa-barraca-sparks-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.