Residência Los Molles / Thomas Löwenstein

Residência Los Molles / Thomas Löwenstein - Mais Imagens+ 21

La Ligua, Chile
  • Arquitetos: Thomas Löwenstein
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Gálvez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, LP, Teka, VALVO
© Alejandro Gálvez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada proximamente ao Balneário de Los Molles, na quinta região, em um terreno de meio hectare, com grande inclinação, de onde se tem principal domínio da cordilheira da costa; tanto que o mar aparece tangente e longínquo. 

© Alejandro Gálvez

Escolheu-se a área mais plana do terreno para situar a moradia. Definiu-se uma borda anterior no terreno que delimita um espaço exterior e confere espessura à área de acesso; e um limite posterior, no encontro do perímetro da moradia e da forte inclinação. 

O projeto surge da combinação entre níveis e vistas que, por um lado possibilitam relações de continuidade espacial e, por outro, conectam o interior da moradia com a paisagem distante. 

© Alejandro Gálvez

No primeiro pavimento foram redefinidos os principais níveis topográficos e os percursos que existiam no terreno natural para conservar o deslocamento na inclinação condição que, em combinação com o tamanho e orientação dos vãos, emolduram de forma constante novos horizontes de praia e vale. 

© Alejandro Gálvez

Foram definidos volumes principais de 1 e 2 pavimentos, respectivamente. O de menor altura, que não interfere na vista para a montanha ao descender até a moradia, corresponde no primeiro nível à área de hóspedes e no segundo a um terraço panorâmico onde se localiza a banheira de hidromassagem. 

Corte BB
Corte CC

O volume de dois pavimentos, de espaços comuns interiores e exteriores no primeiro e dormitórios no segundo, está rotacionado em relação ao anterior, orientando suas vistas para a baía e a vista perpendicular para o mar desde o dormitório principal.

© Alejandro Gálvez

A fachada oeste, que enfrenta a inclinação, é planejada como uma superfície contínua e fechada, que acomoda apenas as aberturas necessárias para iluminar os espaços de circulações, distanciando, no caso do primeiro pavimento, o estar e jantar e, no segundo, os dormitórios da entrada de radiação solar direta.

© Alejandro Gálvez

A fachada sudeste, cujo perímetro é mais sinuoso, acomoda os espaços intermediários e aberturas de maior tamanho que estão orientadas às principais vistas. 

Plantas 1º e 2º pavimento

A materialidade do projeto é principalmente madeira, tanto em estrutura como em revestimento. A cor negra e a iluminação medida e tênue conseguem dissolver o volume ao anoitecer e, desta forma, fazer com que ele se perca na paisagem. 

© Alejandro Gálvez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Los Molles / Thomas Löwenstein" [Casa en Los Molles / Thomas Löwenstein] 30 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874506/residencia-los-molles-thomas-lowenstein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.