DYEJI / Costa Lopes

DYEJI / Costa Lopes - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Costa Lopes; Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12153
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabrice Fouillet
© Fabrice Fouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. A orla urbana da baía de Luanda tem vindo a ser continuada para a Ilha do Cabo, origem remota da cidade e, desde há muito, local de comunidade piscatória e de recreio luandense. Os novos aterros na frente interior da ilha adivinham-lhe nova urbanidade, entre vista desafogada sobre o centro da cidade.

© Fabrice Fouillet

O Edifício DYEJI está situado num dos quarteirões mais centrais da Parcela 3 dos novos aterros, entre um conjunto de 57 lotes (desde o Hotel da Marinha até ao Clube Náutico), na zona de maior estreitamento da ilha. Ainda que condicionado pelo respetivo plano, responde a um programa de habitação e algum terciário, potencia a exposição visual privilegiada e, sobretudo, procura ajudar a construir a nova frente da ilha.

© Fabrice Fouillet

A partir do embasamento em galeria, fluido sobre a envolvente e destinado a terciário (lojas e escritórios), geram-se 8 pisos com 28 apartamentos, cuja racionalidade funcional é rematada por frentes em fole, muito vibrantes, resultantes da sobreposição dos pisos e da capacidade expressiva dos balanços angulados da estrutura de betão-armado. Permite-se, assim, em cada piso, uma fachada muito vítrea sobre a paisagem que, ao ser distendida em terraços com brises-soleil, assegura mediação ambiental e exteriores de vivência, e acentua a expressão do edifício.

© Fabrice Fouillet
Corte
© Fabrice Fouillet

No todo, denuncia-se a vontade de forte presença urbana no novo horizonte da Ilha do Cabo e, sobretudo, de fazer cidade.

© Fabrice Fouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luanda, Angola

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "DYEJI / Costa Lopes" [DYEJI / Costa Lopes] 04 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874499/dyeji-costa-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.