Reforma da Antiga Fornalha di Riccione / Pietro Carlo Pellegrini Architetto

Reforma da Antiga Fornalha di Riccione / Pietro Carlo Pellegrini Architetto - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Pietro Carlo Pellegrini Architetto; Pietro Carlo Pellegrini Architetto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Ciampi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Betafence, Seicom, Terremilia
  • Outros Participantes: Sirio Lazzari, Carlo Bertolini, Sheila Lazzerini, Enrico Polato, Filippo Tarquini, Dario Arnone, Stefania Iurilli.
  • Arquitetos Responsáveis: Pietro Carlo Pellegrini Architetto, RCF & Partners
  • Cidade: Riccione
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Mario Ciampi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto diz respeito à recuperação da Antiga Fornalha Riccione (40.000 metros quadrados), um complexo industrial para a produção de tijolos, construído em 1908 e desativado em 1970. Os destinos antigos cedem ao novo, aproveitando as possibilidades espaciais dos edifícios que mantêm suas formas, a memória histórica do lugar: nos edifícios, uma escola secundária de 18 salas, um teatro polivalente de 650 lugares (ainda não construído) e um edifício comercial foram projetados. A obra teve como objetivo minimizar o impacto ambiental e por isso privilegiou a substituição de edifícios existentes por novas construções de alta eficiência energética, sem a ocupação de superfícies adicionais.

© Mario Ciampi
© Mario Ciampi

O objetivo do projeto é criar volumes arquitetônicos simples e facilmente reconhecíveis, padronizando formas, materiais e cores, reinterpretando os aspectos históricos de sítios arqueológicos preexistentes no caminho do contemporâneo; Seguindo um processo de "adição" nunca concluído, o projeto aspira uma certa continuidade com a história, não tanto em termos estilísticos, como quanto à sintaxe composicional, permitindo a transformação do uso sem perder sua identidade. Queríamos seguir, por fim, a política de recuperação de energia, pesquisando facilmente materiais encontrados em "km 0". As salas do ensino médio consistem em um corpo plano e outro conectado a este com dois pavimentos acima do solo. O projeto geralmente é caracterizado, por um lado pela restauração e aprimoramento dos elementos de alvenaria de tijolos existentes e por outro  por diferenciar o novo do existente, mantendo uma composição global consistente.

© Mario Ciampi
Planta Baixa
© Mario Ciampi

Externamente, ao longo do perímetro, uma lã de vidro isolante de cor vermelha flui para os pilares, enquanto a vedação das paredes é feita com blocos de tijolos com as cavidades preenchidas com material isolante. A camada de gesso serve como um acabamento. A cobertura será feita com treliças de metal (Polonceau) e um sistema com uma camada de revestimento duplo, isolante e um manto de azulejos de telhas acima da academia. O terraço é fechado pelos brises criando uniformidade com o prédio da escola. O acabamento exterior das paredes será um sistema de brises (usando um material tradicional de forma inovadora) montados em palha seca em terracota: estes asseguram a proteção da luz indireta (com painéis isolantes vermelhos abaixo). A fachada promove também a microventilação que contribuirá para o muro de isolamento. Todo o sistema de aquecimento / ar condicionado / produção de água quente é confiado ao uso maciço de bombas de calor elétricas alimentadas por um sistema fotovoltaico integrado no invólucro do edifício suportado pelo aquecimento do piso radiante.

© Mario Ciampi

Descrição do Produto. O material mais utilizado no projeto é o tijolo. Foi escolhido como forte evocação ao forno antigo e sua cor; O tijolo, como material, já estava presente na fornalha e também foi fabricado nesse local; O uso de tijolos não como material de alvenaria, mas como brises, atesta sua versatilidade, seu uso contemporâneo e, portanto, sua beleza, filho de um passado que o viu estrela e de um futuro que será capaz de testemunhá-lo devido às suas habilidades.

© Mario Ciampi
Detalhe
© Mario Ciampi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:47838 Riccione, Província de Rimini, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Antiga Fornalha di Riccione / Pietro Carlo Pellegrini Architetto" [Ex Furnace di Riccione Recovery / Pietro Carlo Pellegrini Architetto] 09 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874273/reforma-da-antiga-fornalha-di-riccione-pietro-carlo-pellegrini-architetto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.