O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Ecoproyecta
  6. 2016
  7. Residência geodésica / Ecoproyecta

Residência geodésica / Ecoproyecta

Residência geodésica / Ecoproyecta
Residência geodésica / Ecoproyecta, ©  Superlumen
© Superlumen

©  Superlumen ©  Superlumen ©  Superlumen ©  Superlumen + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Murcia, Espanha
  • Arquitetos Encarregados

    Ecoproyecta
  • Área

    85.0 m2
  • Ano do Projeto

    2016
©  Superlumen
© Superlumen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência está localizada em um campo de amendoeiras na colina norte do Parque Regional da Serra da Pila, dentro do município de Jumilla (Murcia - Espanha). Trata-se de uma casa de 85 m² para um casal, organizada em um pavimento térreo mais duas cúpulas geodésicas, uma de 8 metros de diâmetro para a sala-sala de jantar-cozinha, e outra, de 6 metros de diâmetro, para o dormitório e banheiro. Um corredor conecta as duas cúpulas e serve de hall de entrada para o conjunto.

©  Superlumen
© Superlumen
Planta + Corte
Planta + Corte
©  Superlumen
© Superlumen

Tanto na definição construtiva, quanto nas soluções adotadas para maior conforto térmico, foram considerados critérios de sustentabilidade. O próprio sistema construtivo baseado nas cúpulas geodésicas permite otimizar o uso de material, já que consegue cobrir um grande volume com pouca estrutura. Portanto, do ponto de vista ambiental e econômico, essa é uma boa solução. Além disso,  foram utilizados materiais de construção naturais para garantir um ambiente saudável e confortável (madeira colheita sustentável na estrutura e fechamentos, celulose natural, como isolamento térmico e cortiça natural no envoltório exterior).

©  Superlumen
© Superlumen

O lote onde se encontra o projeto carece de fornecimento elétrico e de água, o que fez com a residência fosse projetada com estratégias bioclimáticas, integrando energias renováveis e sistemas de purificação de água para que pudesse ser autossuficiente.

©  Superlumen
© Superlumen

Em termos climáticos, a renovação de ar e o conforto térmico foram solucionados com três estratégias básicas:

©  Superlumen
© Superlumen

• Um bom envoltório térmico, com grande espessura de isolamento (12 centímetros de celulose natural), ausência de conter térmicas, e uma boa marcenaria de madeira e vidro de camada dupla;

Axonométrica
Axonométrica
©  Superlumen
© Superlumen

• Renovação do ar e climatização utilizando poços canadenses, que fazem uso da inércia térmica do terreno para introduzir ar exterior à residência a uma temperatura próxima à ideal para o conforto térmico;

©  Superlumen
© Superlumen
Diagrama
Diagrama

• Aquecimento por meio de pequenas estufas de biomassa, uma para a cúpula da sala principal e outra para a dos dormitórios. As estufas são alimentadas com cascas das amendoeiras obtidas no próprio terreno.

©  Superlumen
© Superlumen

Isso somado à obtenção de água quente limpa por meio de coletores solares, faz com que o consumo de energia da residência seja mínimo. Por fim, uma pequena instalação fotovoltaica de 1,5 kW de potência faz com que a casa funcione de maneira auto-suficiente, sem depender de fornecimentos externos.

©  Superlumen
© Superlumen

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ecoproyecta
Escritório
Cita: "Residência geodésica / Ecoproyecta" [ Vivienda geodésica / Ecoproyecta] 26 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874170/residencia-geodesica-ecoproyecta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.