O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Vinícola
  4. Eslováquia
  5. Cakov + Partners
  6. 2009
  7. Vinícola ELESKO + Museu ZOYA / Cakov + Partners

Vinícola ELESKO + Museu ZOYA / Cakov + Partners

  • 17:00 - 25 Junho, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Vinícola ELESKO + Museu ZOYA / Cakov + Partners
Vinícola ELESKO + Museu ZOYA / Cakov + Partners, © Tomaš Manina
© Tomaš Manina

© Tomaš Manina © Tomaš Manina © Tomaš Manina © Tomaš Manina + 38

  • Arquitetos

  • Localização

    Modra, Eslováquia
  • Equipe de Projeto

    Kalin Cakov, Metodiy Monev, Jan Obušek, Miloš Djuračka, Martin Boška
  • Área

    5.400 m²
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

© Juraj Bartoš
© Juraj Bartoš

Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento está localizado na parte central do terreno de 25.000m² em uma das regiões vinícolas mais famosas da Eslováquia - a região vinícola dos Pequenos Cárpatos, perto da capital Bratislava. O vinho é feito exclusivamente a partir de uvas próprias, de vinhedos próprios.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

A produção anual atual é de 600.000 garrafas, com potencial de aumentar até 1,2 milhão de garrafas.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

O objetivo era incluir em um mesmo lugar funções diversas: produção de vinho, arte, gastronomia, compras, hotel com área de spa e sala de caça, escritórios, alojamento de funcionários, etc.

© Juraj Bartoš
© Juraj Bartoš

A entrada principal é acessada a partir da estrada estadual entre as cidades de Modra e Dubová. O complexo da vinícola (5.400m²) foi projetado como uma unidade compacta e foi sensivelmente inserido no terreno aproveitando sua inclinação natural, oferecendo também ao volume uma clara divisão funcional.

© Juraj Bartoš
© Juraj Bartoš

A parte destinada à vinícola é um prisma de concreto com uma parede verde que também cria uma barreira visual para a parte de produção, eliminando a percepção visual negativa do corredor.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

A fabricação e distribuição, assim como todas as outras partes relevantes da fábrica de vinho estão na parte norte. O pátio de serviço se localiza na parte ocidental. Toda a área de produção está localizada principalmente abaixo da superfície, inteiramente coberta por telhados verdes, o que melhora em grande parte o balanço energético.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

No hall de entrada fica a degustação de vinhos, num ambiente confortável com lareira e com acesso visual ao tanque, à adega, à cave e ao depósito de vinhos. Este espaço também é usado para banquetes, conferências, etc.

Digrama - 1º Pavimento
Digrama - 1º Pavimento

Do hall de entrada, as escadas de concreto levam ao restaurante no segundo pavimento com uma grande lareira e vista para a cozinha, para o exterior ao sul e ao norte. Há também uma conexão direta pela entrada de trás a um terraço ao ar livre.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

Do museu há uma vista espetacular para o exterior através da fachada de vidro e um terraço sobre a superfície da água. O museu foca na arte da segunda metade do século XX.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

O museu é dividido de acordo com o projeto arquitetônico, em segmentos de diferentes geometrias, com 18 m de vão. Sua estrutura é separada, com paredes reforçadas de 30 cm de espessura e atreladas à fundação.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

Um corredor longo de vidro para os visitantes a partir do hall de entrada permite observar a produção, e oferece uma vista para área de armazenamento de barris. No final deste corredor há o átrio VIP dos proprietários, o escritório, o salão de degustação, os arquivos e outras instalações.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

A gestão da produção e a administração estão localizadas no segundo andar da área de produção, com uma saída para o pátio. A distribuição de luz natural na sala de produção é assegurada por claraboias monolíticas na cobertura verde, que é voltada para o norte, evitando também a incidência de luz solar direta.

Digrama - 2º Pavimento
Digrama - 2º Pavimento

A acomodação para o gerente foi projetada como uma casa de energia com cobertura verde, com apenas uma fachada de vidro para o sudoeste. Ela está parcialmente enterrada no terreno, criando seu próprio pátio e, por isso, separada da parte pública.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

Parte do edifício de produção tem dois pavimentos e parte um pavimento. O sistema modular é de 6x7,5 m, e no depósito de barris 3x12 m. O sistema de apoio consiste em paredes periféricas monolíticas pré-fabricadas de 30 cm de espessura.

Corte
Corte

Os apartamentos e a casa dos funcionários estão localizados em um edifício de um andar com uma cobertura verde.

© Tomaš Manina
© Tomaš Manina

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cakov + Partners
Escritório
Cita: "Vinícola ELESKO + Museu ZOYA / Cakov + Partners" [ELESKO Winery + ZOYA Museum / Cakov + Partners] 25 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873673/vinicola-elesko-plus-museu-zoya-cakov-plus-partners> ISSN 0719-8906