Residência MAJO / Enzo Sartori

Residência MAJO / Enzo Sartori - Mais Imagens+ 15

Hijuelas, Chile
  • Arquitetos: Enzo Sartori; Enzo Sartori
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yordana Andaur
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Ceresita, Cintac®, Codelpa, MK
  • Colaboradores: José Luis Valladares Zuar Yasin, Maria Paz Cabezas
  • Construtora: Cause
  • Arquiteto Autor: Enzo Sartori Torres
  • Cidade: Hijuelas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Yordana Andaur

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente nos apresenta a necessidade de uma segunda residência que se construa em um lugar de descanso, de calmaria e sossego, onde possa compartilhar e desfrutar com família e amigos um entorno privilegiado. 

© Yordana Andaur

A residência, de estrutura metálica e divisórias de gesso, procura aproveitar o máximo possível a riqueza estética e natural do entorno, elevando os volumes cúbicos que a compõem sobre uma trama de armações metálicas e sendo orientada para a montanha Campana de tal forma que todos os espaços da residência encontram-se em comunicação direta com o entorno. A moradia foi desenhada de tal maneira que, no momento de ingressar à ela, o olhar se dirige diretamente às grandes janelas que emolduram, quase como obras de arte em um salão de exposição, a beleza da paisagem.

Planta Primeiro Nível

Apesar dos seus 90 m2 de superfície, a percepção de quem adentra na residência é de um espaço amplo devido à largura da sua área de circulação, ao desnível do acesso à área comum e ao fato de que suas janelas chegam até o teto.

© Yordana Andaur

No seu exterior, a moradia está revestida com madeira e conta com uma tela de madeira que percorre desde o terraço até grande parte da fachada posterior e se detém no acesso da moradia, acompanhando e abrigando aquele que a percorre. Este tramado de madeira fragmenta o excesso de luz solar da manhã e a vista para a área posterior da moradia. 

© Yordana Andaur

Seguindo os princípios de eficiência energética a casa, além de encontrar-se suspensa sobre o nível do terreno, o que facilita a circulação do ar, conta com um teto duplo que cumpre a mesma finalidade, portanto, encontra-se protegida por um colchão de ar que a rodeia e permite sua autorregulação. O segundo teto foi desenhado também com a finalidade de captar a umidade do ambiente e as águas da chuva que são coletadas e armazenadas em uma cisterna para uso doméstico. 

Corte A-A
Corte B-B

Uma tarde de chuva, repousando junto a lareira com uma xícara de chá e bolachas recém saídas do forno, desfrutando da vista para a montanha é o momento perfeito...

© Yordana Andaur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MAJO / Enzo Sartori" [Casa MAJO / Enzo Sartori] 14 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873645/residencia-majo-estudio-111-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.