Azion Technologies / Arquitetura Nacional

Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Imagem 2 de 39Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - CadeiraAzion Technologies  / Arquitetura Nacional - BancadaAzion Technologies  / Arquitetura Nacional - VidroAzion Technologies  / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  520
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alberflex, Courotam, Eliane, LF Parthenon, Mube, Paxart Lab de Ideias, Replaex, Ybemac
  • Projeto Hidrossanitário E Elétrico : Elétrons
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo L. Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto
  • Coordenador: Samuel Dall’Alba
  • Cidade: Moinhos de Vento
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os pontos de partida para o desenvolvimento da nova sede da empresa de T.I. foram a busca por mais áreas de lazer e o afastamento do conceito burocrático de trabalho. Um contêiner que dá suporte a reuniões menores e à sala de silêncio foi posicionado no centro do espaço, separando a zona das estações de trabalho das áreas de convivência. Uma arquibancada multifuncional, um bar e um espaço de videogames formam a área de lazer principal e se conectam diretamente com o terraço com zonas de descanso. Os diferentes programas são conectados por um percurso demarcado no chão que, além de criar espaços de estar, indica o trajeto a ser percorrido por patinetes – pedido especial dos usuários.

Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Mesa, Cadeira
© Gabriel Carpes
Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Imagem 9 de 39
© Gabriel Carpes

Diversas estratégias de projeto levam em consideração o gosto pela tecnologia dos clientes e o fascínio pelo universo ‘geek’. Por toda a sede, as coleções de action figures e bobble heads preenchem as prateleiras de concreto e chapa expandida, extravasando a personalidade de cada pessoa.  As prateleiras, por sua vez, funcionam também como bloqueio visual entre a zona de estações de trabalho e as salas de gerência e reunião, trazendo maior privacidade.  Em contraponto à sobriedade e rigidez dos materiais  como aço e concreto, o mobiliário escolhido tem um desenho mais leve e dialoga harmonicamente com os detalhes em madeira natural e com a vegetação disposta estrategicamente.

Isométrica

A iniciativa de manter a laje nervurada aparente foi decisiva para a estruturação da infraestrutura. As nervuras servem de plano de fundo para a derivação de todas as redes aparentes, necessárias para a funcionalidade do escritório.  Dessa maneira, assume-se a estética bruta dos diversos sistemas que, aliados à verdade dos materiais, reforça o caráter industrial do ambiente. Dentro da grelha formada pelo forro, a iluminação se desdobra de forma instigante, por vezes criando setas que direcionam o fluxo das pessoas e as visuais mais importantes. 

Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Mesa
© Gabriel Carpes
Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Mesa
© Gabriel Carpes

As estações de trabalho são intercaladas por espaços de descanso e reuniões informais, suas configurações em ilha liberam a circulação em toda a borda e permitem uma integração maior entre os usuários. A distribuição das redes pelo forro permite a expansão do número de mesas e a flexibilidade de uso do layout.

Azion Technologies  / Arquitetura Nacional - Mesa, Sofá
© Gabriel Carpes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Dr. Maurício Cardoso, 71 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90570-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Azion Technologies / Arquitetura Nacional" 19 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873628/azion-technologies-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.