Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio

Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Sofá, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Mesa, CadeiraApartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Bancada, Pia, CozinhaApartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Sofá, Mesa, CadeiraApartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: MARCOZERO Estudio; MARCOZERO Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fernando Jaeger, Maria Joaquina Marcenaria, Reka Iluminação
  • Equipe: Davi Eustachio, Pedro Coltro, Thiago Vita
  • Marcenaria: Maria Joaquina Marcenaria
  • Cliente: Rafael Camilo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Cama, Dormitório
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos a tendência predominante nos novos prédios residenciais lançados na cidade de São Paulo é o tamanho cada vez menor da área das unidades. Considerando as condições dos grandes centros urbanos, não levamos essa tendência como algo necessariamente ruim. A racionalização do uso dos espaços é cada vez mais uma solução, para que a ocupação das cidades possa ser feita com foco no coletivo. Nesse sentido a concepção de projetos reunindo um grande número de residências em um mesmo edifício acaba por ter um impacto positivo.

O grande problema dessa forma de ocupação é o desenho das plantas, normalmente entregue pelas construtoras. Mal planejadas e projetadas com um certo descaso, algumas plantas jogam contra o imóvel e o deixam com aspecto menor do que ele realmente é.

Proposta

O grande problema nessa forma de pensar como morar está no desenho das plantas, geralmente entregues pelas construtoras. O resultado se percebe claramente um certo descaso e indiferença com quem irá viver naquele espaço. Não raro, algumas plantas jogam contra o imóvel, tendo como efeito deixar o aspecto do apartamento menor do que é de fato

Planta e Cortes

Esse é o caso que encontramos na planta original desse apartamento de 45 m2. A tipologia era composto por uma cozinha seguida de área de serviço, que mal se conectavam com uma minúscula sala de estar e varanda. Na sequência vinham dois dormitórios muito mal dimensionados.

Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Janela, Cama, Dormitório
© Pedro Napolitano Prata

Tomando partido que o proprietário moraria só e que a premissa principal era dar amplitude aos espaços, chegamos a uma conclusão instantânea. O apartamento deveria ser inteiro aberto e conectado.

Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Pedro Napolitano Prata

A primeira providência foi unir os dois quartos transformando-os em apenas um. O que o divide da sala de estar é uma porta de correr piso teto, que quando totalmente aberta se esconde atrás do armário, unindo sala e quarto em um ambiente só. Um móvel em marcenaria e com rodízios, projetado especificamente para o apartamento, faz a função de rack. Por ser móvel, ele atende tanto a sala quanto o quarto nos momentos em que a porta de correr estiver fechada.

Com a finalidade de estender a sala, o caixilho existente da varanda foi retirado e seu antigo espaço ampliado e fechado com painéis de vidro móveis. A cozinha também foi deixada aberta e expandida ao seu máximo, respeitando o limite da área de serviços, único ambiente dividido do restante do apartamento.

A utilização do piso monolítico de cimento queimado reforça a sensação de espaços integrados em um grande ambiente único e conversa com a viga de concreto aparente, também em evidência. A decisão de não utilizar forro de gesso se deu pela necessidade de um pé direito maior, assim deixando os ambientes mais amplos e confortáveis.

Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio - Bancada, Mesa, Cozinha, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Celso Ramos, São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Celso Ramos / MARCOZERO Estudio" 17 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873546/apartamento-celso-ramos-marcozero-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.