Memorial Giuseppe Garibaldi / Pietro Carlo Pellegrini Architetto

Memorial Giuseppe Garibaldi / Pietro Carlo Pellegrini Architetto - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Pietro Carlo Pellegrini Architetto; Pietro Carlo Pellegrini Architetto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asin Erminio pavimenti, Bega, Gavazzi tessuti tecnici
  • Outros Participantes: Sirio Lazzari, Carlo Bertolini, Sheila Lazzerini, Enrico Polato, Filippo Tarquini, Dario Arnone, Stefania Iurilli
  • Arquiteto Responsável: Pietro Carlo Pellegrini
  • Cidade: Sassari
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Mario Ciampi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o 150º aniversário da unificação da Itália, o governo queria recuperar os locais históricos mais significativos da península; entre eles, o Forte Arbuticci, localizado em uma das vistas mais admiradas do arquipélago de La Maddalena.

© Mario Ciampi

A partir de um profundo entendimento do contexto, este projeto criativo de restauração propõe uma nova interpretação dos símbolos e da história que se entrelaçam à contemporaneidade. O resultado é uma conversa fluida entre arquitetura e ambiente.

© Mario Ciampi

O Memorial Garibaldi foi criado para levar o visitante a uma jornada pelos lugares e eventos da vida do General: América do Sul, África, Estados Unidos, Europa, Itália e Caprera. Painéis de exibição contam crônicas sobre sua vida, através dos detalhes das pinturas, das vitrines especialmente desenhadas mostrando importantes documentos e coleções históricas e, finalmente, com a ajuda de instalações multimídia, que reconstroem lugares, eventos e viagens. Narrativas das atividades políticas e de particularidades incomuns.

© Mario Ciampi

O projeto de restauração respeita a memória do lugar e melhora as intervenções existentes, restaurando a vitalidade dos edifícios: quatro quartéis tornam-se os espaços para a exposição e, ao lado, há os edifícios menores que abrigam os serviços ao público. Os ornamentos foram mantidos em sua forma original no edifício, ao qual foram adicionados detalhes contemporâneos para dar também um novo visual. As paredes externas foram restauradas e os edifícios foram rebocados e pintados em branco, a cor da "casa branca" de Garibaldi; as novas molduras de metal possuem telas de vidro impresso com o rosto do General.

© Mario Ciampi

O projeto das áreas externas também se estende a outros espaços, a fim de criar uma rota panorâmica interna para a estrutura fortificada; neste sentido, são criadas novas áreas de descanso e uma nova passarela protegida para pedestres. Em relação às lojas de munições, a tipologia anterior à intervenção foi mantida, com o uso de materiais similares existentes e a recuperação das superfícies.

Implantação

Além disso, o projeto procurou alcançar uma harmonia no exterior com arestauração do revestimento original, que foi aprimorado e expandido. Há também, nas partes externas, a aplicação de um pavimento ecológico, que corresponde às características dos materiais e cores existentes.As paredes externas do forte foram consolidadas e guarda-corpos metálicos adicionados, criando trilhas panorâmicas que vislumbram o mar.

© Mario Ciampi

Na entrada do Forte, há um portão de aço corten, onde as repetidas palavras "Giuseppe Garibaldi, o herói dos dois mundos" se tornaram a espinha dorsal do edifício, e um monumento, também em corten, com a inscrição "Memorial Giuseppe Garibaldi", recepcionam o visitante e destacam o rosto do herói dos dois mundos, estampado no edifício de serviços.

© Mario Ciampi
© Mario Ciampi

Em frente aos quatro volumes de exposição, existe um espaço público escultural, em que a forma estilizada da península se transforma em piso e assentos. Caprera é ilustrada num painel de vidro Murano vermelho. Esta praça é um tributo simbólico para celebrar o 150º aniversário da Itália e Garibaldi.

© Mario Ciampi

Descrição do Produto. O material mais utilizado na construção é o gesso branco, escolhido por várias razões; em primeiro lugar, por sua capacidade de se moldar à forma em que é aplicada, ideal para um museu, como um componente neutro para a exibição componentes cromáticos nas paredes, direcionando a atenção para os itens a serem exibidos; em segundo lugar, como branca é a cor da casa de Garibaldi, esta cor também foi escolhida para homenagear o herói, personagem principal do museu.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viale Caprera, 07100 Sassari SS, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Memorial Giuseppe Garibaldi / Pietro Carlo Pellegrini Architetto" [Giuseppe Garibaldi Memorial / Pietro Carlo Pellegrini Architetto] 16 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873426/memorial-giuseppe-garibaldi-pietro-carlo-pellegrini-architetto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.