O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação Ferroviária
  4. Itália
  5. Zaha Hadid Architects
  6. 2017
  7. Estação de Napoli Afragola - Fase 1 / Zaha Hadid Architects

Estação de Napoli Afragola - Fase 1 / Zaha Hadid Architects

Estação de Napoli Afragola - Fase 1 / Zaha Hadid Architects
Estação de Napoli Afragola - Fase 1 / Zaha Hadid Architects, © Jacopo Splimbergo
© Jacopo Splimbergo

© Jacopo Splimbergo © Jacopo Splimbergo © Jacopo Splimbergo © Jacopo Splimbergo + 36

  • Cliente

    Rete Ferroviaria Italiana S.P.A.
  • Diretor de Projeto

    Filippo Innocenti
  • Arquitetos do Projeto

    Roberto Vangeli; Paola Cattarin (concurso);
  • Equipe de Projeto

    Michele Salvi; Federico Bistolfi; Cesare Griffa; Paolo Zilli; Mario Mattia; Tobias Hegemann; Chiara Baccarini; Alessandra Bellia; Serena Pietrantonj; Roberto Cavallaro; Karim Muallem; Luciano Letteriello; Domenico Di Francesco; Marco Guardincerri; Davide Del Giudice.
  • Equipe do Concurso

    Fernando Perez Vera; Ergian Alberg; Hon Kong Chee; Cesare Griffa; Karim Muallem; Steven Hatzellis Thomas Vietzke; Jens Borstelmann; Robert Neumayr; Elena Perez; Adriano De Gioannis; Simon Kim; Selim Mimita.
  • Engenharia Estrutural e Geotécnica

    AKT – Hanif Kara, Paul Scott / INTERPROGETTI – Giampiero Martuscelli
  • Engenharia Ambiental

    MAX FORDHAM – Henry Luker, Neil Smith / STUDIO REALE – Francesco Reale, Vittorio Criscuolo Gaito
  • Normas do Edifício - Coordenação local

    INTERPLAN 2 SRL – Alessandro Gubitosi
  • Custos

    BUILDING CONSULTING – Pasquale Miele
  • Prevenção de incêndios

    MACCHIAROLI & PARTNERS SRL – Roberto Macchiaroli
  • Paisagismo

    GROSS MAX – Eelco Hooftman
  • Engenharia de Transportes

    JMP - Max Matteis
  • Acústica

    PAUL GUILLERON ACUSTICS - Paul Guilleron
  • Projeto de Construção

    SAIR-GEIE: PROF. ING. F. SYLOS LABINI; ING D. SYLOS LABINI; ROCCA BACCI ASSOCIATI
  • Construtora

    ATI ASTALDI S.p.A (Astaldi S.p. A; NBI S.p.A)
  • Área do Terreno

    190,000 m2
  • Área de Hospitalidade/Comércio

    10,000 m2
  • Mais informações Menos informações
© Jacopo Splimbergo
© Jacopo Splimbergo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira fase da Estação de Napoli Afragola - a nova porta de entrada para o sul da Itália - foi inaugurada pelo primeiro ministro Paolo Gentiloni.

A nova estação de trem em Napoli Afragola é projetada como uma das principais unidades de intercâmbio do sul da Itália, atendendo quatro linhas interurbanas de alta velocidade, três linhas inter-regionais e uma linha local de passageiros.

Implantação
Implantação

Além dos serviços ferroviários de alta velocidade planejados que conectam Bari e Reggio Calabria com o norte da Itália e da Europa, até 2022 a nova infraestrutura ferroviária criará um centro importante em Napoli Afragola que serve toda a região da Campania, integrando a expansão sul da  rede ferroviária de alta velocidade e a extensão ferroviária de comboios Circumvesuviana.

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Localizado neste importante cruzamento na rede ferroviária do sul da Itália, o Napoli Afragola conecta os 15 milhões de habitantes da Campania, Puglia, Molise, Calabria e Sicília, no sul da Itália, com a rede ferroviária nacional no norte e o resto da Europa. Também permite que produtos e passageiros da Europa e do norte da Itália acessem os portos do sul de Gioia Tauro, Taranto, Bari, Brindisi, Palermo e Augusta.

Para atender a demanda futura de viagens ferroviárias em toda a região (que aumentou 50% na última década), a estação Napoli Afragola está dentro do novo corredor ferroviário norte / sul a leste da maior área metropolitana de Nápoles, que será totalmente integrada com Serviços ferroviários locais e regionais.

© Jacopo Splimbergo
© Jacopo Splimbergo

Quando todas as linhas estiverem em operação, espera-se que 32.700 passageiros utilizem a estação todos os dias (4.800 nos horários de pico pela manhã e noite) com um total de 84 trens expressos usando as linhas. 28 trens de alta velocidade que atendem cada direção vão parar no Napoli Afragola todos os dias, fornecendo um serviço expresso em cada direção a cada 30 minutos (40 minutos fora dos horários de pico), com aproximadamente 700 passageiros planejados para desembarcar ou embarcar em cada plataforma. Mais de 200 serviços de comboios regionais e locais também pararão em Napoli Afragola, criando um intercâmbio chave nas redes ferroviárias nacionais, regionais e locais.

Os serviços de trens públicos começarão hoje, dia 11 de junho. Inicialmente, com 18 trens de alta velocidade em cada direção, que atendem 10 mil passageiros por dia. Os serviços aumentarão para 28 trens em cada direção, à medida que novas infraestruturas e outras fases da estação forem finalizadas;

Corte
Corte

Localizada a 12 km ao norte de Nápoles, a estação de Afragola também está planejada para servir suas comunidades locais de Acerra, Afragola, Caivano, Casalnuovo di Napoli e Casoria que variam em população de 10 a 50 mil habitantes. A Afragola será um centro intermodal, aliviando o congestionamento no centro da cidade e não substituirá o terminal existente de Napoli Centrale.

Projetada como uma ponte pública urbanizada que liga as comunidades de cada lado da estrada de ferro, a estação é definida pelas rotas de circulação dos passageiros, minimizando as distâncias para aqueles que embarcam e desembarcam em Napoli Afragola, bem como os passageiros que se conectam a diferentes serviços de trem.

© Jacopo Splimbergo
© Jacopo Splimbergo

O projeto amplia a passagem pública sobre as oito faixas ferroviárias através de uma passarela se torna um dos elementos principais para os passageiros da estação - uma ponte que abrange todos os serviços e instalações para partir, chegar e conectar todos os espaços.

Os caminhos dos passageiros também determinaram a geometria dos espaços internos. As grandes entradas em ambos os extremos da estação orientam os visitantes até as elevadas zonas públicas alinhadas com lojas e outros serviços. Os visitantes de ambos os lados da estação se encontram em um átrio central, que se destaca por seus cafés e restaurantes. Este átrio central acima das vias férreas é um novo espaço público - muito necessário para a Afragola - e a principal confluência onde os passageiros do transporte ferroviário descem para as plataformas.

Corte
Corte

A estação foi construída como uma base de concreto armado que suporta os as costelas de aço revestidas em Corian com um telhado de vidro.

O concreto utilizado dentro da estação é uma composição específica que proporciona um desempenho ideal, com elementos de concreto estrutural curvados que utilizam as tecnologias inicialmente desenvolvidas durante a construção do Museu MAXXI em Roma: cofragem de madeira substituída por unidades de aço pré-fabricadas e curvas duplas realizadas com cofragem criada a partir de modelos de poliestireno moído CNC.

© Jacopo Splimbergo
© Jacopo Splimbergo

Projetado como uma extrusão de um trapezoide ao longo de um caminho curvo de 450 m, a cobertura é feita de 200 diferentes costelas de aço que são revestidas em Corian com um telhado de vidro.

A implantação da estação está orientada a beneficiar a sustentabilidade ecológica do edifício. Os painéis solares integrados no telhado, combinados com luz natural e ventilação, bem como sistemas de resfriamento e aquecimento de fonte terrestre permitirão à estação minimizar o consumo de energia.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Estação de Napoli Afragola - Fase 1 / Zaha Hadid Architects" [Napoli Afragola Station - Phase 1 / Zaha Hadid Architects] 11 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873388/estacao-de-napoli-afragola-fase-1-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906