O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Holanda
  5. Atelier PUUUR
  6. 2015
  7. PUUUR BLOK / Atelier PUUUR

PUUUR BLOK / Atelier PUUUR

PUUUR BLOK / Atelier PUUUR
PUUUR BLOK / Atelier PUUUR , © Luuk Kramer
© Luuk Kramer

© Luuk Kramer  © Luuk Kramer  PUUUR BLOK / Atelier PUUUR © Luuk Kramer  + 45

  • Arquitetos

  • Localização

    Houthaven, 1013 Amsterdã, Holanda
  • Arquitetos Responsáveus

    Furkan Köse, Brecht Goeman, Pim van Tol
  • Construção

    Vink Bouw
  • Instalações

    Fore
  • Área

    4000.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de Houthaven - 'cais de madeira' - foi escavada em 1876 para o transbordo e armazenamento para a outrora forte indústria do processamento de madeira, e uma vez que tornou-se obsoleta, os portos de inserção foram preenchidos em 1945.

Nos anos seguintes, estes antigos portos foram mais uma vez escavados e a região se transformaria em uma área residencial de luxo repleta de canais.

Implantação
Implantação

O apartamentos de PUUUR BLOK fazem parte do conjunto de habitação 'Blok 0’, que consiste de 10 lotes contínuos, garantindo que após grande período de estagnação, o entorno do projeto Houthaven foi reativado durante a crise econômica. PUUUR BLOK é a primeira construção residencial inaugurada das 2500 novas unidades habitacionais planejadas.

O edifício ganhou o primeiro lugar na Zuiderkerkprijs em 2015, uma premiação anual para os melhores novos projetos residenciais em Amsterdã, concedido pela prefeitura da cidade e um júri profissional. Em 2016 PUUUR BLOK também foi nomeado para o Prêmio Anual de Arquitetura de Amsterdã, o Gouden A.A.P.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

PUUUR BLOK consiste de uma secção em altura de nove camadas com 18 apartamentos e uma secção mais baixa com duas 'casas de cais' com porta para a rua e um pátio entre elas. Tudo isso está em cima de estacionamento subterrâneo de 2 camadas e espaços de armazenamento em uma densidade altamente urbana.

Todas as casas possuem ambientes bastante iluminados e grandes varandas que variam de 20 m² à 60 m².

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

As luxuosas janelas dobráveis de alumínio anodizado tornam esses terraços uma extensão dos interiores anexos. A fachada aberta e de linhas fortes combina com o caráter industrial das docas, oferecendo uma visão panorâmica.

Diagrama
Diagrama

As fachadas em pedra travertino possuem acabamento alternado para cada pavimento, conferindo um detalhe sutil com a luz solar e dando ao edifício uma aparência diferente quando visto de perto. Na cota dos 30 m está um grande espaço para uso comunal, que conta com academia e terraço. A associação dos donos dos apartamentos é proprietária do espaço destinado ao comércio do edifício, ao lado da entrada principal. Este espaço visa suprir a necessidade de pequenas lojas locais nesta nova área, como cafés e restaurantes.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

O edifício é uma estrutura construída com unidades residenciais de diferentes tamanhos e formas que se encaixam como um jogo Tetris, a quantidade e tipologias de todos os apartamentos projetados são completamente estabelecidas pelas necessidades dos 20 clientes e não foram determinadas com antecedência. O sistema estrutural e instalações foram concebidos de forma a que as mudanças e a flexibilidade foram possíveis mesmo na fase final do empreendimento.

O edifício possui sistema sustentável de energia, com os pisos conectados ao sistema de Cityheating e Citycooling, por exemplo. O calor residual da indústria é reutilizado durantes os meses frios, e durante o verão, a água fria do Canal IJ adjacente é utilizada para resfriar os pisos.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Painéis solares, fachadas com isolamentos extras, aberturas com vidros triplos e sistema de ventilação e recuperação de calor comuns garantem que este edifício gere energia e possua baixa necessidade energética.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Os estacionamentos possuem equipamento de carregamento elétrico individuais. A estrutura de concreto é projetada de forma que as futuras disposições dos apartamentos e divisões sejam relativamente fáceis de serem realizadas.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

A fachada noroeste possui varandas que beneficiam o sol da tarde. Os painéis de correr de vidro reduzem os ruídos das indústrias do entorno nesta orientação, uma exigência imposta pela prefeitura se as janelas têm a possibilidade de abertura. Além disto, a segunda envoltória possibilita o uso das varandas durante os meses de inverno.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Atelier PUUUR
Escritório
Cita: "PUUUR BLOK / Atelier PUUUR " [PUUUR Blok / Atelier PUUUR ] 15 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873150/puuur-blok-atelier-puuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.