O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. França
  5. Dominique Coulon & associés
  6. 2016
  7. Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés

  • 11:00 - 9 Junho, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés, © Eugeni Pons
© Eugeni Pons

© Eugeni Pons © Eugeni Pons © Eugeni Pons © Eugeni Pons + 43

  • Cliente

    Ville de Thionville
  • Arquitetos Assistentes

    Gautier Duthoit
  • Supervisão do Canteiro de Obras

    Steve Letho Duclos
  • Engenharia Estrutural

    Batiserf Ingénierie
  • Engenharia Elétrica 

    BET G.Jost
  • Mecânica e Hidráulica

    Solares Bauen
  • Estimativa de Custo

    E3 économie
  • Acústica

    Euro sound project
  • Paisagismo

    Bruno Kubler
  • Orçamento

    11 000 000€
  • Animação 3D

    Brooklyn Foundry
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ambição deste projeto é se tornar um novo modelo para bibliotecas de mídia. O programa questiona as funções de desse tipo de biblioteca, emprestando-lhe o conteúdo de um "terceiro lugar" - um lugar onde os membros do público se tornam atores em sua própria condição, um lugar tanto para criação quanto para recepção. Junto com o programa básico, o edifício inclui áreas para exibições, criação, estúdios de música e um café-restaurante. As várias atividades do programa se misturam entre si, criando um arranjo dinâmico. O prédio se aproxima da copa das árvores, e esta é a primeira camada que atua como um filtro da rua, aparentemente brincando com esta primeira série de "colunas" natural.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

A fachada aparece como uma fita contínua que serve como pano de fundo para os diferentes universos contidos no programa. Na sua porção mais próxima da rua, a fita mergulha, é contida, aumenta novamente, se posicionando mais atrás. Nas cavidades, o limite entre o espaço interno e o espaço urbano é menos claro e permite uma aproximação, abraçando o edifício visualmente. As porções vazias e as sólidas produzem uma ambiguidade entre interior e exterior, questionando os limites do espaço público. O espaço torna-se incerto: deixa de ter limites claros e se questiona em termos práticos.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
Planta Baixa
Planta Baixa
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

A luz se espalha ao longo da fita e a fita distribui a luz para a área no coração do prédio. Uma rampa verde oferece outra rota de fuga para o exterior, levando a um bar de verão, o ponto culminante do passeio arquitetônico. O jardim prolonga o caminho interno, aproximando-se da linha do horizonte; a cidade desaparece, deixando apenas a copa das árvores dialogando com o céu. Novos usos tornam-se possíveis: as pessoas podem tirar uma soneca, fazer um piquenique, ler ao ar livre ou se reunir em grupos.

© David Romero-Uzeda
© David Romero-Uzeda
Axonométrica
Axonométrica
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O edifício baseia-se em um princípio de sistemas independentes e irregulares. Ao empilhar esses sistemas simples, cada um com sua própria lógica, cria-se tensão no espaço e em como ele é lido. Desta forma, o espaço perceptivo ao olhos escapa ao espaço euclidiano e sua preferência por linhas retas.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

As bolhas contêm elementos muito específicos do programa, como uma área de contação de histórias, laboratórios de idiomas, locais para jogar videogames, sala de artes plásticas, etc. Eles são definidos como casulos onde as pessoas são separadas dos outros universos, longe da área coletiva. As bolhas são o último refúgio, a parte mais íntima do edifício. Elas também não respondem à lógica cartesiana. A distância entre elas depende da sua área de influência e sua escala. A cor e os materiais do espaço principal trazem variações de luz e cor que contrastam com a natureza do material das bolhas.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O espaço é fluido e as múltiplas rotas oferecem pontos de vista constantemente renovados. O passeio se transforma em um processo de revelação dos vários universos. O desdobramento do envelope externo acentua essa impressão de espaço infinito. Neste espaço "inefável", a noção de gravidade parece desaparecer - o telhado e as paredes parecem flutuar. Essa sofisticação gera uma "acústica plástica" que dá a este novo lugar uma atmosfera que transporta e reexamina o relacionamento com o corpo e a fluidez. Não há uma leitura inequívoca do espaço; a percepção que se tem dele revela uma complexidade e uma riqueza inesperada. É um lugar de liberdade.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés" [Media Library [Third-Place] in Thionville / Dominique Coulon & associés] 09 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872870/mediateca-terceiro-lugar-em-thionville-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906