O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Canadá
  5. Atelier Pierre Thibault
  6. 2005
  7. Les Abouts / Atelier Pierre Thibault

Les Abouts / Atelier Pierre Thibault

Les Abouts / Atelier Pierre Thibault
Les Abouts / Atelier Pierre Thibault, © Alain Laforest
© Alain Laforest

© Alain Laforest  © Alain Laforest  © Alain Laforest  © Alain Laforest  + 20

© Alain Laforest
© Alain Laforest

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para compreender as origens do nome desta residência, voltamos à história de seus dois habitantes. Durante a infância, este homem costumava viver em uma fazenda de propriedade de sua família na região Centre-de-Québec. Quando cresceu, seus pais o deixaram uma considerável porção de terra em uma das extremidades da fazenda onde não poderiam cultivar nada. Les Abouts literalmente significa o "extremamente distante" e permaneceu inocupado por certo tempo. Após uma viagem, decidiram habitar esta porção de terra com uma segunda residência. Enquanto entusiastas e colecionadores de arte, decidiram que queriam espaços amplos para exibir suas variadas aquisições espalhadas pela casa.

Croqui
Croqui
Croqui
Croqui
Croqui
Croqui

Quando as vastas geleiras que uma vez reinaram nesta região diminuíram no final da última era glacial, o que surgiu foram vastas planícies férteis conhecidas hoje como St-Lawrence Lowlands. Assim como as Lowlands, o terreno da casa é influenciado pela passagem da água. Para acessá-lo, deve-se atravessar a planície e dirigir até uma pequena encosta em direção a um planalto arborizado. Em um pequeno porção cercada por samambaias e um pequeno rio, encontramos o local ideal para construir a casa e mergulhá-la na natureza circundante.

© Alain Laforest
© Alain Laforest

A planta teve bastante liberdade e foi separada em duas áreas, um espaço comum e uma área mais privada. Esta última se estende para quase 30 metros à borda do rio que passa nas proximidades. Coberta por um fino telhado, o volume parece estar levitando entre as árvores. Abrigando a suíte master, dois banheiros e a cozinha, foi projetada para ser aberta à natureza do entorno e bastante iluminada. A relação entre o interior e exterior é destacada por um ambiente cercado por telas de proteção de mosquitos prolongando o volume e com vista para o bosque.

© Alain Laforest
© Alain Laforest
Planta
Planta
© Alain Laforest
© Alain Laforest

O espaço comum é um volume em dois pavimentos projetado para refletir a verticalidade da floresta. É também o receptáculo das obras de arte de maior porte. Para deixar mais espaço possível nas paredes, o quarto de hóspedes e a biblioteca estão suspensas em um volume menor. Destacado das laterais por pisos de vidro, o volume ganha aspecto flutuante em seu pé direito duplo e traz uma variação na escala da sala. Como um baú de madeira, a casa se torna um recipiente onde a arte e a natureza se encontram.

© Alain Laforest
© Alain Laforest

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Atelier Pierre Thibault
Escritório
Cita: "Les Abouts / Atelier Pierre Thibault" [Les Abouts / Atelier Pierre Thibault] 04 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872700/les-abouts-atelier-pierre-thibault> ISSN 0719-8906