Residência em Creta / Tense Architecture Network

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 2 de 35Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 3 de 35Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 4 de 35Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 5 de 35Residência em Creta / Tense Architecture Network - Mais Imagens+ 30

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Petros Perakis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Holcim, Max
  • Equipe De Projeto: Tilemachos Andrianopoulos, Kostas Mavros
  • Arquitetos Colaboradores: Thanos Bampanelos, Grigoris Stavridakis
  • Projeto Estrutural: Athanasios Kontizas
  • Tecnologia Da Construção: Arvanitis Spiros, Tzouanakis Stathis
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 9 de 35
© Petros Perakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Obra nominada ao Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea Mies van Der Rohe 2017.

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 5 de 35
© Petros Perakis

A localização, em uma pequena colina, é privilegiada. O campo longitudinal é aberto ao sul com vistas à montanha Youhtas. Como pode uma residência linear fazer frente a intensa luz cretense? A casa se descola necessariamente ao longo do lado sul, o lado do sol: através de uma curvatura dupla, o edifício curva-se pelo poder do caminho do sol de leste a oeste.

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 18 de 35
© Petros Perakis
Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 34 de 35
Perspectiva
Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 6 de 35
© Petros Perakis

A residência está localizada em um bairro novo e tranquilo da cidade mediterrânea de Heraklion, não muito distante do centro da cidade. O lote de esquina, plano e elevado, oferece vistas da cidade e tem orientação sul. Esta residência familiar foi projetada para as necessidades de um casal jovem e seus dois filhos pequenos. O projeto desenvolve-se em quatro pavimentos, alojando os espaços de estar no nível do solo e os dormitórios no térreo. Esse último está aberto ao jardim que é sombreado pelo volume principal elevado que contém outro dormitório privado e dois espaços ao ar livre separados de suas duas esquinas. O volume de concreto funciona como um refúgio, tanto para o jardim, quanto para o espaço principal subjacente. Sua cor vibrante é contraposta com a base verde oliva que acomoda os outros dormitórios que, eventualmente, estarão ocultados pelas plantas trepadeiras da cerca de aço inoxidável tensionada.

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 14 de 35
© Petros Perakis

A casa nasce de seu campo sulista, extrovertido, cretense. Desde o início, o gesto escultórico surge desta condição ensolarada: o edifício está curvado pelo sol. A fachada de concreto elevado e sem aberturas, exceto de uma clivagem na esquina superior que revela um espaço ao ar livre aberto às vistas oestes da cidade. A curva inferior recebe a luz no nível principal intermediário, incorporando a escada de acesso ao pavimento superior. O volume atual não só como um receptor das áreas privadas de relaxamento, mas também como um refúgio para a expansão semi-aberta da residência e seu jardim. Seu interior termina em uma abertura oculta do teto, na esquina leste. Ali, uma pequena piscina serve como uma banheira ao ar livre. O pavimento inferior que se desenvolve como uma base escura rígida também é introvertido. O manejo de curvas nesse trabalho aponta para uma abordagem tensa do vazio e da luz. Assim, cria-se uma sucessiva interpretação de espaços fechados, semi-abertos e ao ar livre: a casa é curvada, retorcida, cortada, seguindo as forças do campo - natural ou urbano. A fachada essencialmente lúdica parece aproveitar a cumplicidade contrapontística de seus blocos vizinhos de apartamentos produzidos em massa.

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 3 de 35
© Petros Perakis

O desenho estrutural é inseparável da própria forma: o suporte no nível do jardim vai progressivamente mudando de um pilar metálico circular a um de concreto quadrado, para concluir a parede monolítica da esquina sobre a qual a fachada apoia-se livremente. Seu sulco vertical leste permite a expansão e contração térmica.  No interior, as persianas verticais oferecem privacidade e protegem contra a luz que entra pelo leste, passando sua cor vermelha escura aos ambientes mais internos. A cozinha monocromática retrocede a oeste, enquanto seu obturador metálico perfurado atua como um imã de luz durante o dia e a noite. A área de estúdio subterrânea, assim como a escada que conduz a ela, são de cor verde escuro - uma continuação natural do jardim exterior. No espaço de estacionamento, uma coroa circular de neon ao redor de um pilar central é complementar do anel giratório manual de automóveis. No pavimento superior mais leve em seu lugar estão os caixilhos para o vidro que se curvam seguindo a orientação da cobertura em abóboda. O pilar metálico permanece oxidado e escuro, enquanto os pontos de iluminação correm ao longo de seu eixo. A fachada oeste permanece cega, assim como a leste, criando um interior líquido e receptivo.

Residência em Creta / Tense Architecture Network - Imagem 29 de 35
© Petros Perakis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Creta / Tense Architecture Network" [Residence in Crete / Tense Architecture Network] 02 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872691/residencia-em-creta-tense-architecture-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.