Colégio Jean Moulin / Duncan Lewis Scape Architecture

Colégio Jean Moulin / Duncan Lewis Scape Architecture - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Duncan Lewis Scape Architecture; Duncan Lewis Scape Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, Metsa Woods, Poly-Pac, Soprema
  • Arquitetos Associados: J De Giacinto & OFF Architecture
  • Consultoria Engenharia: Egis Bâtiment Grand Est
  • Engenharia De Madeira: Barthes Bois
  • Engenharia Ambiental: Elioth
  • Engenharia Acústica: Echologos Acoustique
  • Arquitetura Paisagística: Base Paysage
  • Assistência Em Gestão De Projeto : Asciste Ingénierie
  • Gestão De Obras: Veritas
  • Coordenação De Saúde E Segurança: Qualiconsult
  • Gestão De Planejamento: Plannibat
  • Cliente: Région Grand Est
  • Cidade: Revin
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Cyrille Weiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cidade de Revin está entre os meandros do Rio Meuse, envolta por florestas e encostas. A Cidade Escolar Jean Moulin foi construída no final dos anos 60, desenhada em configuração ortogonal em três pavimentos com ares modernistas, na era do racionalismo. Meio século depois, o edifício se deteriorou e foi necessária sua reconstrução. Especialmente depois que os métodos de ensino e tecnologia progrediram de maneira considerável e os materiais que contém amianto se provaram nocivos à saúde. Em 2010, uma forte rajada de vento removeu a cobertura do Colégio e alguns meses depois 50 cm de neve caíram em algumas horas. Em 2007, foi lançado um concurso para a reconstrução da escola.

© Matthieu Tregoat

O objetivo era demolir e reconstruir todo o complexo da escola. Dividir a obra em fases foi crucial para que atividades da escola fossem programadas e menos impactadas. O projeto vencedor foi baseado em uma preocupação forte e compartilhada pela reconstrução da relação entre o construído e o ambiente natural, muito antes de ser um modismo entre a nova geração de arquitetos. O edifício tinha que desenvolver uma relação com a paisagem, uma que ajudasse a mesclá-los em um só.

© Cyrille Weiner
Corte
© Cyrille Weiner

O terreno onde está o Colégio Jean Moulin naturalmente evoca a ideia de uma varanda na floresta, mas depois de 60 anos, o edifício ainda parecia estranho na paisagem, suas fortes geometrias contrastavam com este ideal. 

© Cyrille Weiner

O terreno ocupado pelo projeto se apresenta como uma espécie de esporão, arredondado pela erosão. Seu limite ao norte está a borda do platô, no caminho de acesso à oeste e ao sul está a quadra esportiva. À leste está uma encosta inclinada com o rio no sopé, apenas visível através das árvores, mas o barulho lento e audível de suas águas anunciam sua presença. A ambição dos arquitetos era simular os contornos das montanhas e trazer o edifício o mais próximo possível da vegetação. As restaurações mais recentes se mantiveram na entrada do campus, e seu vocabulário arquitetônico é incongruente. A partir da esplanada, a entrada se abre em um grande espaço. A nova escola acompanha a topografia do terreno, aderindo à rocha da encosta desde a borda do platô até a área residencial que a separa do rio. Os elementos educativos do programa se distribuem em dois edifício grandes e baixos, (denominados "faixas"). Estes estão dispostos em varandas que proporcionam à todas as salas de aulas amplas vistas panorâmicas ao sudeste. As duas fileiras que estão bastantes distantes entre si e as faixas da cobertura terminam em elementos que parece dobrar-se, com janelas verticais e oblíquas para proporcionar uma boa iluminação na parte superior.

Planta - Térreo

A 'Ágora', como é chamada, adere à encosta e serpenteia até o ponto mais baixo com uma série de rampas, discretamente ecoando as curvas do rio. Nestas rampas está o acesso para as salas de aula e oficinas, através de amplas circulações que também estão à céu aberto, e podem ser utilizadas como evacuação em caso de emergência. "La Place" é um grande espaço destinado aos intervalos e atividades recreativas, sendo acessível para cadeirantes. A parte inferior do complexo é destinado aos esportes, onde está uma pista de atletismo que faz a transição para um 'ginásio inteligente', com possibilidade de abrigar diversos esportes de equipes. Um telhado verde ajuda a fazer uma transição suave entre os ambientes construídos e naturais, com paisagismo que combina árvores altas, arbustos e pedras expostas. A nova escola oferece uma arquitetura radicalmente inovadora em sua reconciliação com a natureza, além da sintonia com o espírito contemporâneo de uma época que está consciente das questões ligadas ao consumo inteligente de energia. 

© Cyrille Weiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08500 Revin, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Jean Moulin / Duncan Lewis Scape Architecture" [Jean Moulin High School / Duncan Lewis Scape Architecture] 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872582/colegio-jean-moulin-duncan-lewis-scape-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.