Complexo Pearl Marzouq / PAD10 Architects

Complexo Pearl Marzouq / PAD10 Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: PAD10 Architects; PAD10 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sylvette Blaimont
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armourcoat, Diamante, EDFAN, ItalMesh, Profilati Eco 53
  • Equipe De Projeto: Johnny Salman, Peter Cleven, Mohammad Nizamuddin, Rohan Almeida, Raymund Yadao, Alia Azzeh, Aline Bablanian, Kholoud Salman, Yousef Nizami, Adiba Farhan.
  • Cliente: Aqarat Real Estate Co.
  • Arquiteto Responsável: Naji Moujaes
  • Cidade: Salmiya
  • País: Kuwait
Mais informaçõesMenos informações
© Sylvette Blaimont

Descrição enviada pela equipe de projeto. Semelhante à tipologia comum de habitação com interesse social, o complexo residencial Pearl-Marzouq incorpora exatamente o oposto: uma residência privada para ricos. Construído nos anos 70 na península de al-Ras para abrigar trabalhadores executivos em um ascendente mercado em expansão, possui revestimentos em tons terrosos e quentes, em uma representação do clima mediterrâneo no Golfo Pérsico. Simultaneamente, foi incentivado que os locais substituíssem a privacidade de suas residências individuais buscando uma nova experiência 'urbanizada'. A excitação inerente a esta tipologia densa foi ainda ampliada quando foi alterada a legislação do edifício para incorporar elevadores com paragem alternada, praticamente duplicando a área construída total e também sua altura.

© Sylvette Blaimont
Planta
© Sylvette Blaimont

Com a mudança nas leis de zoneamento que buscavam maior densidade, mais de 50% das estruturas modernistas foram destruídas em al-Ras na última década. Os arquitetos de PAD10, antes de serem contratados, já levantavam bandeiras em prol da consciência do valor arquitetônico do projeto. O que fez este edifício se erguer junto com seus semelhantes na época foi o mesmo motivo que o fez escapar da demolição de agora, mas ainda com áreas construídas totais de proporções relevantes.

© Sylvette Blaimont

O projeto de adequação e atualização compreendeu arquitetura, paisagismo, interiores, além de nova sinalização e projeto gráfico para o projeto de 40 mil m², em um terreno de 11 mil m².

Corte

O complexo que antes invadia o espaço de domínio público com uma piscina que diretamente tocava o mar, agora reintegra-se com seu entorno ao tornar público o seu pátio interno. Este teve sua altura erguida para encontrar o 'chão artificial' do perímetro da base do edifício e se conectar com o pavimento de pilotis, duplicando sua área de fachada. Na composição deste solo mais elevado foram utilizados materiais reaproveitados da demolição de paredes da fachada na criação de mais aberturas e demais demolições do terreno. Embora redesenhado, ainda guarda características de seu uso anterior, como o buraco da piscina que foi reaproveitado e preenchido com terra para acomodar árvores de maior porte. Uma série de membranas hiperbólicas tensionadas em HDPE se espalham nos vãos entre os edifícios, criando sombras para proteger o pátio do intenso sol do Kwait.

© Sylvette Blaimont

Um bloco residencial em formato de C emoldura um pavilhão de vidro localizado ao sul, junto com a rua principal. O pavilhão foi reprogramado como área de recepção, reorientando os pontos de acesso outrora distantes aos diferentes blocos de apartamentos para apenas uma entrada, através do pátio principal.

Axonométrico
Axonométrico

O complexo contém 128 apartamentos de tipologias variadas, de unidades duplex a unidades de cobertura. Os edifícios residenciais de 9 pavimentos são compostos de 4 apartamentos duplex e um pavimento cobertura. As fachadas em pedra local são envolvidas por uma membrana composta de painéis permeáveis de alumínio, que protege as aberturas e os elementos da fachada sem obstruir completamente. A reconfiguração dos apartamentos e o tratamento da fachada permite a ampla percepção das visuais do entorno. 

© Sylvette Blaimont

Descrição de Produto
• Malhas expandidas de alumínio por ItalMesh: A fachada em pedra é fundamental para a identidade do alumínio. Após décadas expostas, as pedras começaram a se desprender. Para manter a visibilidade máxima para a pedra, enquanto as mantém no lugar, a malha de alumínio permite o máximo de aberturas possível. Para fazer as dobras nas esquinas dos edifícios, foi exigido a utilização de uma malha também em alumínio porém com aberturas menores, criando uma fachada alternada.

© Sylvette Blaimont

• PAD10 ‘postes de vapor’, por Diamante. Para mitigar as condições de estar externas do árduo calor do Kuwait, os arquitetos criaram uma rede de "postes de vapor" espalhados pelo pátio interno, separados em diferentes áreas úmidas. A mais baixa está junto ao piso de basalto e o resfria em horas de pouca circulação; a mais alta está acima do nível de circulação de pessoas e resfria durante os dias e começo da noite, agindo de maneira independente em diferentes horas do dia. Aliados à sua função de espalhar vapor de água para resfriamento, estes postes são também os elementos utilizados para iluminação, com luz de LED, projeto dos arquitetos e fabricado na Itália por Diamante.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2 St, Salmiya, Kuwait

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Pearl Marzouq / PAD10 Architects" [Pearl Marzouq Complex / PAD10 Architects] 30 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872406/complexo-pearl-marzouq-pad10-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.