Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos

Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela, FachadaCentro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela, FachadaCentro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 1 de 70Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 8 de 70Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Mais Imagens+ 65

  • Autores: Pedro Ferreira, Helena Vieira
  • Engenharia : GAPLR | Luis Reis, Eng
  • Empreiteiro : Odraude
  • Cliente: Paróquia de Santo António de Moscavide
  • Cidade: Moscavide
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Pastoral de Moscavide consagra no seu programa funcional salas de catequese, capelas mortuárias e a residência paroquial, e surge da necessidade de servir estas valências.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

A estreita proximidade e ligação com a Igreja de Santo António de Moscavide, edifício em vias de classificação enquanto imóvel de interesse nacional, ditou premissas de diálogo e enquadramento, e ainda assim de destaque das duas construções, enquanto marcos de duas épocas, que embora distintas, dialogam e se complementam enquanto ponto de referência na comunidade.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

Conceptualmente procurámos um volume extremamente simples, que dialogasse com a igreja também pela sua forma algo monolítica, mas que apresentasse pormenores de atualidade, nomeadamente quanto à materialidade, à volumetria dos espaços, e ao encontro do edifício com a luz natural, que foi uma constante procura durante todo o projecto.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela
© João Morgado

As diferenças de uso do interior dos espaços, pelas suas diferentes valências, ditaram a disposição programática na progressão dos espaços mais públicos para os mais privados, deixando a tardoz, em ambiente mais isolado e introspetivo, o acesso às capelas mortuárias.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Fachada
© João Morgado

Pela Avenida de Moscavide acede-se à entrada principal do edifício, e também à residência paroquial, que acaba por atravessar todo o centro, assim em estreita ligação com este.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 54 de 70
Croqui

A grande claraboia central, que unifica todo o espaço, remete para o interior do edifício uma luz alta, forte e sempre presente.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 51 de 70
© João Morgado

Os jogos de luz nas capelas da ressurreição fazem uma analogia clara à passagem litúrgica que testemunham, caracterizando o espaço e alentando o momento.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 64 de 70
Corte
Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 59 de 70
0º Pavimento
Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 65 de 70
Corte

As esbeltas lamelas que revestem toda a fachada do edifício desmaterializam e suavizam a sua volumetria austera, conferindo-lhe uma atmosfera leve, espiritual e incorpórea.  Para o interior dos espaços conferem a sensação de resguardo e introspeção, usufruindo ainda assim da vista e da luz.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Imagem 4 de 70
© João Morgado

O resultado final é um edifício de linhas simples, depuradas e leves, autêntico e quase rude em termos de materialidade, que aliado ao trabalho volumétrico dos espaços, e aos jogos de luz, natural e artificial, resulta num edifício gráfico, que nos transporta para uma atmosfera etérea, litúrgica e iconográfica.

Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moscavide, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos" 09 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872364/centro-pastoral-de-moscavide-plano-humano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.