O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Portugal
  5. Plano Humano Arquitectos
  6. 2016
  7. Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos

Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos

  • 09:00 - 3 Junho, 2017
Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos
Centro Pastoral de Moscavide  / Plano Humano Arquitectos, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 70

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Pastoral de Moscavide consagra no seu programa funcional salas de catequese, capelas mortuárias e a residência paroquial, e surge da necessidade de servir estas valências.

© João Morgado
© João Morgado

A estreita proximidade e ligação com a Igreja de Santo António de Moscavide, edifício em vias de classificação enquanto imóvel de interesse nacional, ditou premissas de diálogo e enquadramento, e ainda assim de destaque das duas construções, enquanto marcos de duas épocas, que embora distintas, dialogam e se complementam enquanto ponto de referência na comunidade.

© João Morgado
© João Morgado

Conceptualmente procurámos um volume extremamente simples, que dialogasse com a igreja também pela sua forma algo monolítica, mas que apresentasse pormenores de atualidade, nomeadamente quanto à materialidade, à volumetria dos espaços, e ao encontro do edifício com a luz natural, que foi uma constante procura durante todo o projecto.

© João Morgado
© João Morgado

As diferenças de uso do interior dos espaços, pelas suas diferentes valências, ditaram a disposição programática na progressão dos espaços mais públicos para os mais privados, deixando a tardoz, em ambiente mais isolado e introspetivo, o acesso às capelas mortuárias.

© João Morgado
© João Morgado

Pela Avenida de Moscavide acede-se à entrada principal do edifício, e também à residência paroquial, que acaba por atravessar todo o centro, assim em estreita ligação com este.

Croqui
Croqui

A grande claraboia central, que unifica todo o espaço, remete para o interior do edifício uma luz alta, forte e sempre presente.

© João Morgado
© João Morgado

Os jogos de luz nas capelas da ressurreição fazem uma analogia clara à passagem litúrgica que testemunham, caracterizando o espaço e alentando o momento.

Corte
Corte
0º Pavimento
0º Pavimento
Corte
Corte

As esbeltas lamelas que revestem toda a fachada do edifício desmaterializam e suavizam a sua volumetria austera, conferindo-lhe uma atmosfera leve, espiritual e incorpórea.  Para o interior dos espaços conferem a sensação de resguardo e introspeção, usufruindo ainda assim da vista e da luz.

© João Morgado
© João Morgado

O resultado final é um edifício de linhas simples, depuradas e leves, autêntico e quase rude em termos de materialidade, que aliado ao trabalho volumétrico dos espaços, e aos jogos de luz, natural e artificial, resulta num edifício gráfico, que nos transporta para uma atmosfera etérea, litúrgica e iconográfica.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Pastoral de Moscavide / Plano Humano Arquitectos" 03 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872364/centro-pastoral-de-moscavide-plano-humano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.