O Bicho Amarelo / Verne Arquitectura

O Bicho Amarelo / Verne Arquitectura - Mais Imagens+ 10

Pamplona, Espanha
  • Arquitetos: Verne Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  690
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACR Rehabilitación, Latonerías Pamplona, Latonerías Pamplona, Orona Pecres, Pinturas Galán
  • Arquitetos Responsáveis: Javier Martín, Víctor Larripa, Javier Martínez, Daniel Ruiz de Gordejuela
  • Outros Participantes: María Labairu, Maddi Berraondo, Daniel González
  • Cidade: Pamplona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Martín Pascual

Descrição enviada pela equipe de projeto. O elevador, como protagonista, é parte de um projeto muito maior: a restruturação geral e a melhoria da acessibilidade de um centro de Formação Profissional pertencente ao Departamento de Educação do Governo de Navarra, Espanha. 

Vista Axonométrica
Planta - Térreo

A decisão arquitetônica mais importante foi situar o elevador no meio do hall principal do centro. Questão, a priori complicada, pois invadia um espaço importante para os usuários do edifício. Além disso, o tal elevador seria posicionado sob uma claraboia existente.

© Javier Martín Pascual

Entendemos a necessidade de posicionar o elevador como uma oportunidade didática e de melhoria do espaço no hall. Este foi, precisamente, o objetivo: mostrar o funcionamento de um elevador e conferir certa personalidade ao hall monótono, devido a austeridade da sua decoração e ao envelhecimento das suas paredes.

Fachada

O elevador é concebido como um artefato de estrutura metálica que invadiu o espaço, "o bicho amarelo" como o chamam - com carinho - alguns estudantes. Mas nosso projeto, de fato, mudou as salas de aula e o hall do Centro de Formação Profissional Donibane. O amarelo impacta ao entrar, desperta os alunos mais preguiçosos e enche de luz e energia o ambiente da escola.

© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

O objeto é conformado por duas peças, o elevador vertical e a passarela horizontal, que se apoiam no preexistente de forma sutil. A estrutura pela qual o elevador sobe e desce transparece o movimento de todos os mecanismos do aparato. Estruturalmente, está formado por perfis tubulares unidos entre si através de distanciadores também redondos.

Vista Axonométrica

Cada passeio pelo elevador se torna uma oportunidade de aprendizagem e de espetáculo. Seu movimento é o reflexo do dinamismo do hall, lugar de passagem, de relação e de descanso. É no banco que rodeia o elevador onde agora os alunos se reúnem para almoçar. Onde gritam, riem e se divertem. O "bicho amarelo" tornou-se um amigo que lhes acompanhará até o final dos seus estudos.

© Javier Martín Pascual

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pamplona, Navarre, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Bicho Amarelo / Verne Arquitectura" [El Bicho Amarillo / Verne Arquitectura] 29 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872339/o-bicho-amarelo-mlmr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.