Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Espanha
  5. MLMR Arquitectos
  6. 2016
  7. O Bicho Amarelo / MLMR Arquitectos

O Bicho Amarelo / MLMR Arquitectos

  • 21:00 - 29 Maio, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
O Bicho Amarelo / MLMR Arquitectos
O Bicho Amarelo / MLMR Arquitectos, © Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

© Javier Martín Pascual © Javier Martín Pascual © Javier Martín Pascual © Javier Martín Pascual + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Pamplona, Navarre, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Javier Martín, Víctor Larripa, Javier Martínez, Daniel Ruiz de Gordejuela
  • Área

    690.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

Descrição enviada pela equipe de projeto. O elevador, como protagonista, é parte de um projeto muito maior: a restruturação geral e a melhoria da acessibilidade de um centro de Formação Profissional pertencente ao Departamento de Educação do Governo de Navarra, Espanha. 

Vista Axonométrica
Vista Axonométrica
Planta - Térreo
Planta - Térreo

A decisão arquitetônica mais importante foi situar o elevador no meio do hall principal do centro. Questão, a priori complicada, pois invadia um espaço importante para os usuários do edifício. Além disso, o tal elevador seria posicionado sob uma claraboia existente.

© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

Entendemos a necessidade de posicionar o elevador como uma oportunidade didática e de melhoria do espaço no hall. Este foi, precisamente, o objetivo: mostrar o funcionamento de um elevador e conferir certa personalidade ao hall monótono, devido a austeridade da sua decoração e ao envelhecimento das suas paredes.

Fachada
Fachada

O elevador é concebido como um artefato de estrutura metálica que invadiu o espaço, "o bicho amarelo" como o chamam - com carinho - alguns estudantes. Mas nosso projeto, de fato, mudou as salas de aula e o hall do Centro de Formação Profissional Donibane. O amarelo impacta ao entrar, desperta os alunos mais preguiçosos e enche de luz e energia o ambiente da escola.

© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

O objeto é conformado por duas peças, o elevador vertical e a passarela horizontal, que se apoiam no preexistente de forma sutil. A estrutura pela qual o elevador sobe e desce transparece o movimento de todos os mecanismos do aparato. Estruturalmente, está formado por perfis tubulares unidos entre si através de distanciadores também redondos.

Vista Axonométrica
Vista Axonométrica

Cada passeio pelo elevador se torna uma oportunidade de aprendizagem e de espetáculo. Seu movimento é o reflexo do dinamismo do hall, lugar de passagem, de relação e de descanso. É no banco que rodeia o elevador onde agora os alunos se reúnem para almoçar. Onde gritam, riem e se divertem. O "bicho amarelo" tornou-se um amigo que lhes acompanhará até o final dos seus estudos.

© Javier Martín Pascual
© Javier Martín Pascual

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Bicho Amarelo / MLMR Arquitectos" [El Bicho Amarillo / MLMR Arquitectos] 29 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872339/o-bicho-amarelo-mlmr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.