Espaço de Trabalho no Centro Histórico / Javier Martínez Medina

Espaço de Trabalho no Centro Histórico / Javier Martínez Medina - Mais Imagens+ 18

Hondarribia, Espanha
  • Arquitetos: Javier Martínez Medina; Javier Martínez Medina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pladur, http://vascoplast.com/, http://www.maderaszubizarreta.com/
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado com o objetivo de respeitar a tradição, mas mantendo o espírito do século XXI. Desde o início pensamos que era fundamental defender os valores e a essência do cliente, advogado do centro histórico de Hondarribia, uma bela cidade situada na fronteira da costa francesa. Tudo o que representa e é sensível à identidade e cultura locais foi respeitado na arquitetura. Estamos muito satisfeitos por fazer parte da manutenção da história nestas paredes existentes e realmente queríamos deixá-las ser o principal protagonista, coexistindo com todos nós. Ao mesmo tempo, um forte vocabulário foi criado para dar identidade e personalidade à sede da empresa, equivalentes às encontradas no lugar onde está localizada.

© Jon Alkain Zendoia

Quando fomos escolhidos para este projeto em 2015, encontramos uma área escura de 35m² que tinha sido abandonada há mais de 50 anos. O espaço precisava de melhorias e obras de consolidação. As vigas originais e a frágil escada de madeira foram reforçadas com aço, assim como a parede divisória original de pedra e a porta existente da entrada principal. Depois disso, só tivemos que criar um mobiliário funcional que apresentasse uma grande unidade e harmonia.

Planta

O espaço foi dividido em três áreas:
Área 1 - Espaço de trabalho para um ou dois funcionários
Área 2 - Área de espera / reunião / da equipe
Área 3 - Lareira / lounge / área de chá.

© Jon Alkain Zendoia
© Jon Alkain Zendoia

Do ponto de vista espacial, a área de intervenção tinha três desafios importantes: o tamanho (apenas 35m² para o programa solicitado pelo cliente), a distribuição do espaço (largura estreita) e pouca entrada de luz natural (aberturas apenas na fachada frontal).

© Jon Alkain Zendoia

Todos esses problemas, adicionados à forte convicção de respeitar o espaço original, resultaram em alguns condicionantes e compromissos no projeto:
- Para respeitar a fachada frontal original, a nova fachada de vidro foi afastada 1 metro da existente.
- Fizemos um corredor principal de circulação ao longo do muro de pedra, da entrada até o fim. Colocamos o programa no espaço restante, que ficou completamente livre.

© Jon Alkain Zendoia

- Na parte de trás, uma iluminação artificial potente foi instalada para tentar criar a sensação de um pátio e com a ideia de mostrar o logotipo da companhia, que pode ser visto da entrada principal da rua.
- A instalação de iluminação foi projetada com muito cuidado, uma vez que ela permaneceria ligada durante todo o dia, mas ao mesmo tempo precisava criar um ambiente de trabalho bom e natural.

Vista Axonométrica

Pensamos que o desafio foi resolvido da melhor maneira. Pudemos mesclar o passado e o vocabulário contemporâneo criando uma coexistência entre eles para preservar o caráter original do lugar.

Tudo isso nos faz sorrir.

© Jon Alkain Zendoia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hondarribia, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço de Trabalho no Centro Histórico / Javier Martínez Medina" [Workspace in the Historic Center / Javier Martínez Medina] 01 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872326/espaco-de-trabalho-no-centro-historico-javier-martinez-medina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.