O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Argentina
  5. SY
  6. 2015
  7. CAPRI Bar / SY

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

CAPRI Bar / SY

CAPRI Bar / SY
 CAPRI Bar / SY, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte Cortesía de SY + 15

  • Arquitetos

    SY
  • Localização

    Córdoba, Córdoba, Argentina
  • Arquitetos Encarregados

    Rodrigo Schiavoni,AdánYenerich
  • Área

    75.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Recebemos uma encomenda para transformar uma residência de 75 m² em um bar. A casa está localizada em Gemes, um bairro da cidade de Córdoba que, nos últimos anos, transformou-se no distrito gastronômico mais dinâmico da cidade.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O acesso à propriedade ocorre dentro de uma pequena passagem-corredor comercial que havíamos reabilitado há um ano atrás. Portanto, a implantação carecia de espaço exterior próprio, sendo isso uma condicionante muito favorável para um pequeno bar em um clima benevolente como o dessa cidade.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A primeira estratégia foi abrir a única fachada da propriedade que vai de ponta a ponta, para facilitar uma extensão coberta como varanda, desfazendo o limite entre interior e exterior do bar. Nesse local dispusemos uma barra como uma viga com banquetas giratórias suspensas sobre o corredor comercial, o que concedeu ao local a exterioridade da qual ele carecia.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Planta
Planta
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A realização de reformas estruturais foi indispensável para unificar os antigos cômodos da casa em ambientes que permitissem organizar áreas de serviços, de atenção, de bar e depósito. Condicionados pela construção existente, tiramos o máximo proveito possível da estrutura de alvenaria portante e reduzimos a incidência dos ajustes estruturais no orçamento.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A proposta para os interiores fundamenta-se na manipulação de contrastes entre materiais e cores. Fica colocada a oposição e complementariedade entre polido e rugoso, brilhante e opaco, texturizado e liso. Além disso, entre econômico e oneroso, atual e retrô.

Cortesía de SY
Cortesía de SY

As paredes compõem uma colagem de três texturas, algumas com um reboco fino em tom verde-água, outras com revestimento de peças cerâmicas brancas, e outras com tijolo cerâmico industrial cru.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O equipamento utilizado baseia-se na mesma ideia de colagem de contrastes. Optamos pela escolha de cadeiras utilizadas nas escolas públicas e as contrapusemos com mesas de mármore. Além disso, reinterpretamos essas cadeiras e projetamos a poltrona "College" na qual modificamos as proporções da estrutura tubular e incorporamos comodidade com assentos e encostos estofados. Alguns bancos coloridos em azul profundo e vibrante complementam as alternativas de equipamento para permanecer no bar.

Axonométrica
Axonométrica

Terracota, mármore, tecidos, ferro e madeira. Branco, azul, verde, ocre e preto. A escolha de materiais e a opção da paleta de cores respondem a uma idealização estilizada da ilha mediterrânea de Capri. A definição geral de nossa proposta aposta na construção de um ambiente relaxante, amigável e confortável.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SY
Escritório
Cita: " CAPRI Bar / SY" [ CAPRI Bar / SY] 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872313/capri-bar-sy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.