CRID San Miguel Capiata / OCA

CRID San Miguel Capiata / OCA - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: OCA; OCA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fiscalização: Asociación UNIPAR
  • Fundos: Asociación UNIPAR
  • Autores: OCA (Oficina Comunitaria Comunitaria de Arquitectura)
  • Gestão De Desenho Participativo: OCA
  • Direção E Construção: OCA
  • Cidade: Capiata
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este bairro surgiu como resposta a uma das maiores crises da área metropolitana de Assunção e sofre com correntes inundações nas margens do Rio Paraguai. Esta zona está cansada desta situação e decidiu com ajuda da Associação UNIPAR buscar um terreno na periferia que permita recomeçar sua história.

© Federico Cairoli

Este novo início trouxe consigo a mudança de primeiramente 12 famílias, contando atualmente, depois de 25 anos, mais de 60 famílias vivendo no bairro.

© Federico Cairoli

Dentro desta evolução são implementadas infraestruturas comunitárias tais como a escola, o centro de saúde e em seu momento um galpão onde existia um programa social de padaria comunitária que fracassou posteriormente, abrindo espaço para outra iniciativa de envelopes de papel, que também não teve futuro.

© Federico Cairoli

Após alguns anos de abandono, a Associação UNIPAR em conjunto com a comunidade do bairro San Miguel decidiram fazer um espaço chamado CRID - Centro de Recursos Informáticos de Desenvolvimento - para ser instalado neste galpão, que agora abrigaria a geração de conhecimento do bairro.

© Federico Cairoli

O programa abrange uma biblioteca, área de leitura, área de informática, ateliê para trabalhos manuais e serviços.

© Federico Cairoli

A linguagem busca gerar um ícone que se diferencie de seu entorno, considerando o existente e buscando reciclar o máximo possível. A intervenção feita no galpão modifica o acesso permitindo que este esteja conectado diretamente com o bairro e não apenas com a escola. Tira-se proveito do pé-direito do galpão para criar um mezanino que abriga a área de informática e também é realizada um escavação para melhor aproveitamento da altura e assim introduzir a área de trabalho e ateliê.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Capiata, Paraguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "CRID San Miguel Capiata / OCA" [CRID San Miguel Capiata / OCA] 27 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872293/crid-san-miguel-capiata-oca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.