O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. S-AR
  6. 2016
  7. Casa 9X20 / S-AR

Casa 9X20 / S-AR

Casa 9X20 / S-AR
Casa 9X20 / S-AR, © Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

© Ana Cecilia Garza Villarreal © Ana Cecilia Garza Villarreal © Ana Cecilia Garza Villarreal © Ana Cecilia Garza Villarreal + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Monterrey, México
  • Arquitetos Responsáveis

    César Guerrero, Ana Cecilia Garza, Carlos Flores, María Sevilla
  • Colaborador

    Marisol González
  • Área

    227.0 m²
  • Ano do Projeto

    2016
  • Fotografias

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 9X20 recebe este nome pelas dimensões de sua volumetria. Localizada em uma área de galpões habitacionais que pouco a pouco estão se transformando em equipamentos habitacionais, é parte de um pequeno empreendimento de apenas duas ruas com 70 lotes disponíveis, quase todos destas dimensões, com algumas exceções de esquinas ou definidas pela topografia.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

O contexto construído do entorno é definido por sua maioria por casas que apresentam um modelo de casa similar, com algumas mudanças superficiais em suas fachadas (que foram construídas pelo próprio empreendedor), além de algumas outras casas dirigidas à um apelo estética bastante genérico sob uma tendência de arquitetura comercial ou para venda, tendência esta que parece ter inundado a cidade há alguns anos.

O lote da Casa 9X20 foi um dos últimos a receberem intervenção neste empreendimento. A casa é para uma família jovem com 3 filhos. A casa possui dois pavimentos e um nível incompleto para uma possível expansão futura, quando necessário.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

O primeiro pavimento abriga a área social e os serviços gerais. A casa possui planta livre, entre um pátio-circulação lateral e um grande núcleo de serviços internos, e um pátio posterior e garagem. Paralelo ao núcleo de serviços se cria uma circulação delimitada por um grande móvel que organiza o espaço interno servindo a ambos os lados: a área de planta livre e o corredor de serviços.

Tanto o móvel como o núcleo de serviços resguardam espaços habitáveis ou uma sequência de portas que formam superfícies e volumes sólidos de cor branca que contrastam com as texturas e cores do sistema aparente das vigas e lajes da casa, todos em concreto. O segundo pavimento possui uma sala mais íntima, o quarto principal e dois quartos menores para as crianças.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

O terceiro pavimento é um terraço-pátio e pode ser ocupado no futuro como uma área de jogos ou estúdio. 

O volume construído absorve a luz que entra na casa através dos pátios lateral e posterior, assim como utiliza a escada como condutor da luz do sul da rua em direção ao centro da casa. Desta forma, a iluminação natural sempre é indireta nos espaços internos.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Em contraste com isto, a fachada é composta por uma textura feita com blocos de concreto rotacionados que evita o aquecimento das paredes sul da casa, protegendo-os com sombra nesta que é a orientação que recebe maior insolação em Monterrey. Esta fachada está apoiada na estrutura metálica da garagem da casa, uma viga que percorre toda a extensão do edifício.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Este jogo de ordem e equilíbrio entre elementos faz a casa voltar sua identidade para a rua, metal e concreto; metal presente nas vigas e concreto nos blocos. Ambos os materiais e formatos são os que mais se produzem na indústria local.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Ver a galeria completa

Cita: "Casa 9X20 / S-AR" [Casa 9X20 / S-AR] 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871999/casa-9x20-s-ar> ISSN 0719-8906