Casa 9X20 / S-AR

Casa 9X20 / S-AR - Mais Imagens+ 22

Monterrey, México
  • Arquitetos: S-AR; S-AR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  227
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aldeco, BR Bloquera Regiomontana, Cemex, Metall und Logistik, Pinturas Berel, Viguepsa
  • Construção: Gonzalo Tamez
  • Arquitetos Responsáveis: César Guerrero, Ana Cecilia Garza, Carlos Flores, María Sevilla
  • Colaborador: Marisol González
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 9X20 recebe este nome pelas dimensões de sua volumetria. Localizada em uma área de galpões habitacionais que pouco a pouco estão se transformando em equipamentos habitacionais, é parte de um pequeno empreendimento de apenas duas ruas com 70 lotes disponíveis, quase todos destas dimensões, com algumas exceções de esquinas ou definidas pela topografia.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

O contexto construído do entorno é definido por sua maioria por casas que apresentam um modelo de casa similar, com algumas mudanças superficiais em suas fachadas (que foram construídas pelo próprio empreendedor), além de algumas outras casas dirigidas à um apelo estética bastante genérico sob uma tendência de arquitetura comercial ou para venda, tendência esta que parece ter inundado a cidade há alguns anos.

O lote da Casa 9X20 foi um dos últimos a receberem intervenção neste empreendimento. A casa é para uma família jovem com 3 filhos. A casa possui dois pavimentos e um nível incompleto para uma possível expansão futura, quando necessário.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

O primeiro pavimento abriga a área social e os serviços gerais. A casa possui planta livre, entre um pátio-circulação lateral e um grande núcleo de serviços internos, e um pátio posterior e garagem. Paralelo ao núcleo de serviços se cria uma circulação delimitada por um grande móvel que organiza o espaço interno servindo a ambos os lados: a área de planta livre e o corredor de serviços.

Tanto o móvel como o núcleo de serviços resguardam espaços habitáveis ou uma sequência de portas que formam superfícies e volumes sólidos de cor branca que contrastam com as texturas e cores do sistema aparente das vigas e lajes da casa, todos em concreto. O segundo pavimento possui uma sala mais íntima, o quarto principal e dois quartos menores para as crianças.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

O terceiro pavimento é um terraço-pátio e pode ser ocupado no futuro como uma área de jogos ou estúdio. 

O volume construído absorve a luz que entra na casa através dos pátios lateral e posterior, assim como utiliza a escada como condutor da luz do sul da rua em direção ao centro da casa. Desta forma, a iluminação natural sempre é indireta nos espaços internos.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Em contraste com isto, a fachada é composta por uma textura feita com blocos de concreto rotacionados que evita o aquecimento das paredes sul da casa, protegendo-os com sombra nesta que é a orientação que recebe maior insolação em Monterrey. Esta fachada está apoiada na estrutura metálica da garagem da casa, uma viga que percorre toda a extensão do edifício.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Este jogo de ordem e equilíbrio entre elementos faz a casa voltar sua identidade para a rua, metal e concreto; metal presente nas vigas e concreto nos blocos. Ambos os materiais e formatos são os que mais se produzem na indústria local.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 9X20 / S-AR" [Casa 9X20 / S-AR] 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871999/casa-9x20-s-ar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.