Casa 12k / Dierendonck Blancke Architecten

Casa 12k / Dierendonck Blancke Architecten - Mais Imagens+ 38

Gante, Bélgica
  • Arquitetos: Dierendonck Blancke Architecten; Dierendonck Blancke Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  108
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Geminada 12K

Os primeiros passos do arquiteto e do cliente começaram com a procura de um local adequado para a construção. Aconselhado pelo arquiteto, o cliente comprou as duas casas vizinhas, o que excedeu o orçamento disponível. No entanto, isso permitiu-lhes redefinir o limite da propriedade e construir uma casa nova em uma das duas parcelas. Durante a construção da casa, o cliente poderia continuar vivendo na casa adjacente antes de vendê-la.

© Filip Dujardin

Programa / Terreno

O programa consistiu na construção de uma pequena casa, com um orçamento limitado no centro da cidade de Gante. O terreno é estreito e profundo, onde poderiam ser construídos até três andares.

Corte 01

Conceito

Dada a largura limitada do terreno, o projeto foi desenvolvido a partir do corte. Ao compreender a casa como uma sequência de três elementos/porções com diferentes alturas, diferentes condições poderiam ser atendidas. As duas primeiras porções consistem em três andares, conectados por uma escada central. As escadas dão acesso aos diferentes níveis com alturas variáveis. Isso cria perspectivas diferentes e uma continuidade do espaço. Uma claraboia sobre toda a superfície da escada permite que a luz natural penetre profundamente na casa.

© Filip Dujardin

Construção

Entra-se na casa por uma área com um teto baixo, que é usada principalmente como um vestíbulo/depósito entre a rua e a área de estar. A sala de jantar e a cozinha na segunda porção da casa têm um pé-direito substancial, criando uma relação visual com o espaço de escritório acima do hall de entrada. Este espaço é um home office, também entre o espaço público e a área de estar. Na área estendida da sala de jantar e cozinha, encontra-se a sala de estar. Usando uma claraboia idêntica à da escada, a luz natural também se estende para o centro da sala de estar.

© Filip Dujardin

A escada dá acesso ao banheiro acima do espaço de escritório, e a dois quartos, localizados sobre a sala de jantar. Ao prolongar a altura da segunda porção da casa seguindo as regulamentações urbanas permitidas, foi possível construir um mezanino no quarto do segundo andar, e assim conseguir o máximo aproveitamento do espaço. Durante a construção da casa, o cliente decidiu adicionar ao programa um galpão para jardim. Este se tornou o quarto e último elemento na parte de trás do terreno.

© Filip Dujardin

Cobertura

© Filip Dujardin

Esta casa está situada em uma área de preservação da cidade e teve que responder adequadamente a uma série de regras de planejamento. Ao consultar os técnicos responsáveis, optou-se por um telhado inclinado paralelo à rua. Este princípio foi aplicado a todos os quatro elementos da casa.

Planta - Térreo

Materialidade

O conceito de sucessão das quatro porções é aplicado no uso de materiais e no detalhamento. A estrutura exposta é considerada como acabamento e expressa o conceito. A casa consiste em duas paredes longitudinais de tijolo pintado. Os ambientes são divididos por paredes transversais erguidas em blocos de concreto. Não há distinção entre os materiais para o exterior e para o interior. As fachadas exteriores e as paredes interiores são compostas pelo mesmo bloco de concreto, e utilizado o mesmo princípio para as janelas.

© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 12k / Dierendonck Blancke Architecten" [House 12k / Dierendonck Blancke Architecten] 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871888/casa-12k-dierendonck-blancke-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.