O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Espanha
  5. Luis Gayarre arquitectos
  6. 2016
  7. Livraria e Café American School of Madrid / Luis Gayarre arquitectos

Livraria e Café American School of Madrid / Luis Gayarre arquitectos

  • 21:00 - 22 Maio, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Livraria e Café American School of Madrid / Luis Gayarre arquitectos
Livraria e Café American School of Madrid  / Luis Gayarre arquitectos, © Imagem subliminal
© Imagem subliminal

© Imagem subliminal © Imagem subliminal © Imagem subliminal © Imagem subliminal + 21

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a incursão das novas tecnologias e dos novos métodos de ensino, esse colégio decidiu ampliar e renovar completamente a biblioteca e o refeitório. Ambos espaços construídos no início dos anos oitenta haviam se tornado obsoletos. Com a intervenção, pretendemos revitalizá-los e transformá-los, novamente, no coração do colégio.

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

O projeto parte da ampliação destes espaços e da melhoria nas condições de iluminação dos mesmos. Para isso, deslocam-se muros de contenção no subsolo, assim como as vedações exteriores no térreo que se tornam, posteriormente, peles de vidro. Desta forma, a permeabilidade da biblioteca e do espaço comum é favorecida assim como aumenta-se a entrada de luz. 

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

Esta ampliação permite a criação de dois novos espaços de pé-direito duplo que comunicam o espaço Commons com o refeitório situado no subsolo, tornando-o muito mais iluminado. 

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

No térreo estão dispostos dois espaços: o Commons e a biblioteca, separados unicamente por um fechamento de vidro, conectados visualmente a todo o instante. 

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

O primeiro, mais aberto, é concebido como um espaço totalmente flexível, no qual é possível comer, ler, brincar, expor, criar e interagir. Um espaço mutante que se adapta às necessidades do aluno e do professor a cada momento. A área da biblioteca, por outro lado, conta com espaços de leitura e atividades audiovisuais com isolamento acústico, assim como áreas de estudo individuais e em grupo.

Planta - térreo
Planta - térreo

No subsolo está o refeitório e a cozinha. O refeitório, conectado com o térreo através de duas escadas desenhadas com chapa perfurada branca e um elevador de vidro, ganha em acessibilidade e luminosidade, assim como em espaço. A cozinha e cafeteria passam a ter uma nova distribuição mais cômoda e adequada que nos permite torná-la independente do refeitório, uma vez que são finalizados os turnos de refeição. Deste modo, fica totalmente hermética e o espaço do refeitório pode continuar a ser utilizado ao longo da jornada. 

Corte
Corte

Foi possível criar uma imagem final nova e estimulante do conjunto. Para isso, foram utilizados materiais inovadores: pisos contínuos vinílicos. falsos forros de malha expandida branca que deixam ver as instalações, revestimentos contínuos de madeira e chapa perfurada branca. Assim como foram ressaltados os elementos estruturais existentes, como ocorre com o teto do refeitório, onde as vigas marcam o ritmo do falso do forro. 

© Imagem subliminal
© Imagem subliminal

Todos estes elementos outorgam ao conjunto uma nova identidade, conferindo um aspecto renovado, potencializando o uso das instalações.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria e Café American School of Madrid / Luis Gayarre arquitectos" [Librería y Cafetería American school of Madrid / Luis Gayarre arquitectos] 22 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871793/livraria-e-cafe-american-school-of-madrid-luis-gayarre-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.