Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 2 de 35Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 3 de 35Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 4 de 35Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 5 de 35Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Mais Imagens+ 30

Iowa City, EUA, Estados Unidos
  • Arquitetos: Pelli Clarke Pelli Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17651
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Goldberg/Esto
  • Senior: Cesar Pelli, FAIA, JIA, RIBA Fred Clarke, FAIA, JIA, RIBA,
  • Arquiteto Principal Responsável: Mitchell A. Hirsch, AIA, LEED AP
  • Líderes Equipe De Desenho: Gina Narracci, AIA, Associate Principal
  • Arquiteto Senior: Amrit Pilo, Leed AP, Senior Associate
  • Arquitetos: Katy Harp Dinnen, Associate, Dylan Hames, Tiffany Fu, Carl Cornilsen
  • Cliente: Universidade de Iowa
  • Arquiteto Associado: OPN Architects
  • Engenharia Estrutural: Thornton Tomasetti
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária: Alvine Engineering
  • Paisagismo: Balmori Associates/Confluence
  • Planejamento Teatro: Theatre Projects
  • Acústica: Kirkegaard Associates
  • Engenharia Civil: Shive-Hattery, Inc.
  • Consultoria Fachada: Thornton Tomasetti
  • Consultoria Ambiental/Leed: Atelier Ten
  • Consultoria Circulação Vertical: Lerch Bates, Inc.
  • Consultoria Regulamentação: Code Consultants, Inc.
  • Iluminação: Cline Bettridge Bernstein Lighting Design Inc.
  • Design De Interiores: Pelli Clarke Pelli Architects
  • Consultoria De Gráficos: Pentagram
  • Consultoria De Custos: Vermeulens Cost Consultants
  • AV: Threshold Acoustics
  • Telecommunications: Threshold Acoustics
  • Cidade: Iowa City, EUA
Mais informaçõesMenos informações
Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 18 de 35
© Goldberg/Esto

Hancher

Amplamente reconhecido pelo lançamento de novas obras de dança e música, Hancher atinge um público muito além da Universidade de Iowa. O novo lar desta renomada instituição ocupa, portanto, um lugar destacado na cidade de Iowa. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 3 de 35
© Goldberg/Esto

Planejamento geral/massificação

O desenho responde tanto ao seu terreno e contexto exterior quanto ao programa e planejamento adjacente no interior. O desenho exterior do edifício está especificamente influenciado pelo rio Iowa ao leste, Park Road e City Park ao norte, Levitt Center a oeste e o Campus de Arte ao sul. As longas curvas do edifício respondem ao fluxo do rio Iowa e sua topografia circundante. Suas formas cônicas e o balanço permitem a máxima transparência em todos os níveis públicos. Os elementos menores, ao longo do caminho do parque, remetem às formas do adjacente Centro Levitt. A rótula do Centro, junto com o volume da sala de ensaios de Hancher, constituem uma metafórica porta aberta de entrada ao campus das Artes.

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 24 de 35
Planta de Situação

Existem duas entradas acessíveis, segundo a ADA (lei estadunidense sobre pessoas com deficiência) nas esquinas sudeste e sudoeste do edifício. As docas e a pista de carga/descarga da rua Park foram desenhadas para acomodar os grandes raios de giro requeridos pelos caminhões. Três entradas de carga/descarga e transferência estão diretamente adjuntas ao cenário principal. Os vestiários, os escritórios de produção e as salas dos funcionários foram desenhados para a máxima eficiência e para convenientes relações de cenário. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 15 de 35
© Goldberg/Esto

Materiais exteriores

A pele exterior está composta de aço inoxidável e faixas de vidro. A parte interna da curvatura, feita em madeira, confere uma qualidade acolhedora e cálida ao edifício, realçando o calor natural dos espaços enquanto seu usuário transita do exterior para o interior. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 20 de 35
© Goldberg/Esto

Hall

Todos os espaços públicos oferecem vistas panorâmicas do rio e do campus. O átrio do hall é um espaço repleto de luz com uma grande escada no terraço, em forma de fita, que conecta os quatro níveis do hall ao seu acesso. A parede oeste deste espaço expressa a conformação e o movimento do edifício e está revestida com um gesso especial. As claraboias que aparecem em diferentes níveis reforçam a forma do edifício e permitem tanto uma dramática iluminação como transparência. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 14 de 35
© Goldberg/Esto

Hall

O novo auditório cria uma experiência íntima entre os padrões e os artistas no cenário. Os balcões curvados e terraços continuam com a ideia das faixas exteriores em toda a parte interior da sala. Os acessórios de iluminação LED, com arcos reguláveis individualmente, reforçam a forma e a geometria tanto do edifício como do hall e criam uma dramática experiência teatral. Uma concha de orquestra dobrável, de acústica ajustável, o sistema de AV e iluminação de produção permitem que o salão se adapte especificamente às atuações que vão desde a orquestra e a ópera até as apresentações da Broadway e espetáculos de dança. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 2 de 35
© Goldberg/Esto
Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 30 de 35
Corte
Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 23 de 35
© Goldberg/Esto

Sala de ensaio

Mesmo que a sala de ensaio tenha sua própria entrada exterior, uma grande galeria a conecta com o hall principal. Esta sala acústica e teatralmente flexível pode abrigar eventos que vão desde recepções até o teatro experimental, incluindo eventos potenciais utilizando a parede acusticamente envidraçada do norte e o íntimo anfiteatro ao ar livre. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 21 de 35
© Goldberg/Esto

Descrição do produto. O sistema de painéis de aço inoxidável exterior foi fabricado pro AWS, Architectural Wall Systems, de Iowa. Este sistema foi fabricado com painéis de aço inoxidável de 18 "x 60" de 2 mm de espessura. Os painéis utilizam um acabamento polido não direcional que difunde e reflete a luz. São instalados em um padrão escalonado e não são sequenciais, permitindo que os painéis individuais sejam modificados a qualquer momento. Arquitetonicamente, este elemento dá lugar a uma pele sutilmente texturizada que reflete o céu sempre mutante, a luz do sol e a paisagem. 

Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects - Imagem 22 de 35
© Goldberg/Esto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Iowa City, IA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Auditório Hancher / Pelli Clarke Pelli Architects" [Hancher Auditorium / Pelli Clarke Pelli Architects] 20 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871715/auditorio-hancher-pelli-clarke-pelli-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.