O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádios
  4. Estônia
  5. Kamp Arhitektid
  6. Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid

Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid

Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid
Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid, © Terje Ugandi
© Terje Ugandi

© Terje Ugandi © Terje Ugandi © Terje Ugandi © Terje Ugandi + 21

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde 1923, existiram vários equipamentos esportivos no local onde está agora o novo estádio de Pärnu. 

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Projetada pelo arquiteto O. Siinmaa e engenheiro N. Leyden, uma arquibancada moderna foi inaugurada aqui em 1933, se tornando uma obra-prima do funcionalismo em madeira da Estônia. Em 1981, a arquibancada foi derrubada e foi construída uma substituta em seu lugar projetada por A. Pähna, que ainda na primeira década do século XXI tinha sido depreciada para ser derrubada em 2015.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Em termos de desenvolvimento urbano, a nova arquibancada está em uma localização única. Não existem edifícios no entorno imediato, a não ser o Pärnu Beach Hotel localizado ao sul - outro exemplo do funcionalismo estoniano do arquiteto O. Siinmaa  - na praia que representa a principal atração turística da cidade. 

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Ao mesmo tempo, toda a área tem uma atmosfera de resort/cidade tão característica de Pärnu e do Passeio da Orla. A mesma sensação foi impressa nas novas arquibancadas.

Corte
Corte

A proporção da volumetria estreita é passada para todo o formato do edifício. As fachadas de concreto branco fazem referência às fachadas delicadas do Hotel de Praia mas não competem com ele. A fachada em madeira tem força, mas ainda sim seu delicado balanço faz referência às arquibancadas funcionalistas de madeira de Siinmaa de antigamente.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

O esquema funcionalista do edifício é simples. Os caminhos dos espectadores nunca cruzam o dos atletas. No piso térreo, estão os vestiários e chuveiros para os atletas, salas para treinadores e salas auxiliares, incluindo uma grande circulação de 4 m de largura que se estende no comprimento de 62 m. A área de controle de doping com banheiros e um laboratório também estão localizados aqui. Ao longo da lateral da Rua Kuuse foram planejados equipamentos técnicos e espaço de armazenamento com uma área comercial. A arquibancada abre-se aos espectadores na rua de Lehe e na rua de Kuuse com grandes escadarias que conduzem às arquibancadas do edifício. Visualmente, a cobertura em balanço acima dos lances das escadas formam verdadeiros funis em grande escala que atrai o olhar para o interior. A escadaria de entrada leva para as arquibancadas e uma área pedonal para espectadores onde também estão localizados salas administrativas e as cabines de imprensa. O bloco de alojamento para atletas está situado no 1º pavimento do lado Ranna Puiestee, e se abre para o mar com as suas varandas. Todos os 1500 assentos estão localizados sob uma cobertura em balanço que chega a 28 metros sem apoios no ponto mais extenso.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid" [Pärnu Stadium / Kamp Arhitektid] 17 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871435/estadio-parnu-kamp-arhitektid> ISSN 0719-8906