CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos

CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: B Arquitetos, Escola da Cidade; B Arquitetos, Escola da Cidade
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vanucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arquitetura da Luz /, Gomez & Moraes Estruturas Metálicas, Insign, Marcenaria Lacerda, Montele, Stone, Tok&Stock
  • Escola Da Cidade: Ciro Pirondi (Diretor), Anália Amorim (Presidente da Associação Escola da Cidade), Felipe Noto e Marta Moreira (Conselho Técnico)
  • Equipe Escola Da Cidade: Denis Joelsons, Lara Ferreira, Adriana Matsufuji, Letícia Amado, Beatriz Hoyos, Murillo Lazzari, Pedro Nischimura.
  • Structure: INNER ENGENHARIA
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: PHE ENGENHARIA DE PROJETOS
  • Climatização: HTY PROJETOS DE ENGENHARIA TÉRMICA
  • Conforto Ambiental E Iluminação: K2 ARQUITETURA
  • Paisagismo: SOMA ARQUITETOS
  • Construção: NIX Engenharia
  • Sinalização: ESCOLA DA CIDADE ( Coordenação Hermann Tascht e Luis Felipe Abbud) Equipe: Ana Carolina Hidalgo Martini, Manuela Raitelli, Marina Brant, Rebeca Domiciano de Paula, Vitor Hugo Pissaia
  • Arquiteto Responsável: Felipe Noto
  • Equipe: Felipe Noto, Maira Rios e Paulo Emilio Ferreira + Escola da Cidade
  • Cidade: Barra Funda
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Vanucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do CIC do Imigrante é resultado do convênio entre a Escola da Cidade, a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, com apoio da Inditex e do Ministério Público do Trabalho de São Paulo. Foi desenvolvido como um esforço pedagógico de extensão acadêmica, envolvendo alunos e professores de graduação e pós-graduação.

© Pedro Vanucchi

O desafio imposto a este projeto foi converter um conjunto de edifícios ferroviários em espaço de reunião, acolhimento e entrega dos primeiros instrumentos de cidadania aos imigrantes recebidos em São Paulo. Para além da boa metáfora (o trem, a estação, a  chegada), os dois edifícios se revelaram de imediato a melhor estrutura a se adaptar: espaço contínuo, amplo e com a possibilidade de ampliação ao longo do tempo dentro da mesma lógica de intervenção.

© Pedro Vanucchi

O projeto organiza-se como um local de boas vindas; impõe-se o desenho de uma praça de recepção, franqueada à rua por uma escadaria que transpõe o desnível. Além de abrigar os fluxos de acesso, este espaço realiza a conexão entre os dois edifícios ocupados pelos programas de atendimento e define a necessária separação com os demais programas do complexo (o miolo do quarteirão é tomado por um estacionamento que serve os programas públicos dos demais edifícios). A praça desenvolve-se até chegar ao jardim (existente) que toma todo o limite com a ferrovia, e ganhando dimensão de espaço público adequado para as frequentes festas, assembleias e reuniões de entidades organizadas de imigrantes e de suas redes de apoio.

© Pedro Vanucchi

O edifício de operações da ferrovia é convertido em espaço apoio à praça, abrigando um café e os programas estaduais de acesso à internet e recreação infantil. Toda a cobertura foi refeita, e revisadas todo o sistema de abertura de acesso, ventilação e iluminação.

© Pedro Vanucchi
Perspectiva
© Pedro Vanucchi

O galpão linear concentra o setor de atendimento – a ser operado pela Polícia Federal, agente principal dos processos de documentação e regularização de imigração. A dimensão longitudinal do antigo armazém a ferrovia é reafirmado pela organização dos postos de atendimento, sequenciados ao longo dos quase 70 metros ocupados do edifício. Os elementos originais das coberturas (as tesouras de peroba com tirantes em aço, as mãos-francesas em aço rebitado da marquise lateral) foram restaurados e, sem forro, chamados a participar da espacialidade no novo recinto.

© Pedro Vanucchi

Um terceiro elemento construído é proposto como articulação entre os dois blocos existentes e como solução para a compartimentação dos usos: um mezanino em aço ocupa parcialmente o espaço vazio dos dois edifícios e permite que as áreas de retaguarda dos serviços de atendimento se mantenham isoladas das áreas de acesso público (no nível superior) e que se organizem os espaços de atendimento e apoio (no nível inferior).

© Pedro Vanucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barra Funda, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos" [CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos] 24 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871396/cic-do-imigrante-escola-da-cidade-plus-b-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.