O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Comunitário
  4. Brasil
  5. B Arquitetos
  6. 2016
  7. CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos

CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos

  • 05:00 - 24 Maio, 2017
CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos
CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos, © Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

© Pedro Vanucchi © Pedro Vanucchi © Pedro Vanucchi © Pedro Vanucchi + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Barra Funda, São Paulo - São Paulo, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Felipe Noto
  • Equipe

    Felipe Noto, Maira Rios e Paulo Emilio Ferreira + Escola da Cidade
  • Área

    1580.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Escola da Cidade

    Ciro Pirondi (Diretor), Anália Amorim (Presidente da Associação Escola da Cidade), Felipe Noto e Marta Moreira (Conselho Técnico)
  • Equipe Escola da Cidade

    Denis Joelsons, Lara Ferreira, Adriana Matsufuji, Letícia Amado, Beatriz Hoyos, Murillo Lazzari, Pedro Nischimura.
  • Structure

    INNER ENGENHARIA
  • Instalações Elétricas e Hidráulicas

    PHE ENGENHARIA DE PROJETOS
  • Climatização

    HTY PROJETOS DE ENGENHARIA TÉRMICA
  • Conforto Ambiental e Iluminação

    K2 ARQUITETURA
  • Paisagismo

    SOMA ARQUITETOS
  • Construção

    NIX Engenharia
  • Sinalização

    ESCOLA DA CIDADE ( Coordenação Hermann Tascht e Luis Felipe Abbud) Equipe: Ana Carolina Hidalgo Martini, Manuela Raitellii, Marina Brant, Rebeca Domiciano de Paula, Vitor Hugo Pissaia
  • Mais informações Menos informações
© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do CIC do Imigrante é resultado do convênio entre a Escola da Cidade, a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, com apoio da Inditex e do Ministério Público do Trabalho de São Paulo. Foi desenvolvido como um esforço pedagógico de extensão acadêmica, envolvendo alunos e professores de graduação e pós-graduação.

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

O desafio imposto a este projeto foi converter um conjunto de edifícios ferroviários em espaço de reunião, acolhimento e entrega dos primeiros instrumentos de cidadania aos imigrantes recebidos em São Paulo. Para além da boa metáfora (o trem, a estação, a  chegada), os dois edifícios se revelaram de imediato a melhor estrutura a se adaptar: espaço contínuo, amplo e com a possibilidade de ampliação ao longo do tempo dentro da mesma lógica de intervenção.

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

O projeto organiza-se como um local de boas vindas; impõe-se o desenho de uma praça de recepção, franqueada à rua por uma escadaria que transpõe o desnível. Além de abrigar os fluxos de acesso, este espaço realiza a conexão entre os dois edifícios ocupados pelos programas de atendimento e define a necessária separação com os demais programas do complexo (o miolo do quarteirão é tomado por um estacionamento que serve os programas públicos dos demais edifícios). A praça desenvolve-se até chegar ao jardim (existente) que toma todo o limite com a ferrovia, e ganhando dimensão de espaço público adequado para as frequentes festas, assembleias e reuniões de entidades organizadas de imigrantes e de suas redes de apoio.

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

O edifício de operações da ferrovia é convertido em espaço apoio à praça, abrigando um café e os programas estaduais de acesso à internet e recreação infantil. Toda a cobertura foi refeita, e revisadas todo o sistema de abertura de acesso, ventilação e iluminação.

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi
Perspectiva
Perspectiva

O galpão linear concentra o setor de atendimento – a ser operado pela Polícia Federal, agente principal dos processos de documentação e regularização de imigração. A dimensão longitudinal do antigo armazém a ferrovia é reafirmado pela organização dos postos de atendimento, sequenciados ao longo dos quase 70 metros ocupados do edifício. Os elementos originais das coberturas (as tesouras de peroba com tirantes em aço, as mãos-francesas em aço rebitado da marquise lateral) foram restaurados e, sem forro, chamados a participar da espacialidade no novo recinto.

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

Um terceiro elemento construído é proposto como articulação entre os dois blocos existentes e como solução para a compartimentação dos usos: um mezanino em aço ocupa parcialmente o espaço vazio dos dois edifícios e permite que as áreas de retaguarda dos serviços de atendimento se mantenham isoladas das áreas de acesso público (no nível superior) e que se organizem os espaços de atendimento e apoio (no nível inferior).

© Pedro Vanucchi
© Pedro Vanucchi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos" [CIC do Imigrante / Escola da Cidade + B Arquitetos] 24 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871396/cic-do-imigrante-escola-da-cidade-plus-b-arquitetos> ISSN 0719-8906