O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Albert Brito Arquitectura
  6. 2016
  7. 1403_MM Casa em Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura

1403_MM Casa em Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura

  • 21:00 - 21 Fevereiro, 2018
1403_MM Casa em Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura
1403_MM Casa em Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura, © Flavio Coddou
© Flavio Coddou

© Flavio Coddou © Flavio Coddou © Flavio Coddou © Flavio Coddou + 20

© Flavio Coddou
© Flavio Coddou

Descrição enviada pela equipe de projeto. Viladecavalls está localizada em uma pequena colina elevada na área do Vallès, com uma posição dominante no território. Localizado em uma área urbana com uma configuração de cidade jardim e uma arquitetura dispersa e muito heterogênea, o terreno está atrás da vila e de frente para a paisagem sem nenhum obstáculo para as vistas.

Fachada
Fachada

O projeto tenta incorporar a situação limite na qual se encontra. De um lado a vila, casas isoladas, urbanização. Do outro lado, a paisagem, o território, as vistas para a montanha de Montserrat. Essa dualidade constrói a geometria da casa, sua situação dentro do tecido e a tipologia adotada.

© Flavio Coddou
© Flavio Coddou
Planta
Planta
© Flavio Coddou
© Flavio Coddou

A casa dialoga com a arquitetura tradicional e está inspirada nas casas tradicionais catalãs do outro lado do vale. Como a arquitetura da Masia, feita pela adição de elementos, a casa é formada por quatro volumes quadrados perfeitos, cada tamanho diferente responde às necessidades do programa que é solicitado e às necessidades estruturais e climáticas necessárias. Esses volumes respondem a essa dualidade paisagem-urbanização. Sua posição segue as diretrizes que marcam a geometria do terreno, mas, ao mesmo tempo, abre-as para as vistas. Desta forma, são geradas zonas côncavas e convexas em torno da casa que enriquecem os espaços intersticiais do lote evitando espaços residuais.

Axonométrica
Axonométrica

Com esse desejo de refletir-se na arquitetura popular catalã e responder às tipologias da área, cada volume que forma a casa tem um telhado inclinado que, diagonalmente à estrutura, drena para a área longe de outros volumes.

© Flavio Coddou
© Flavio Coddou

Finalmente, a casa é construída com estrutura de madeira por dois motivos. Por um lado, o terreno de baixa qualidade exigiu uma casa o mais leve possível e, por outro lado, esta solução nos permitiu atuar com critérios de sustentabilidade e alta eficiência energética nas fachadas, tornando este um lugar muito confortável para viver, no inverno e no verão, quase nenhum sistema ativo de ar condicionado é necessário para alcançar altos níveis de conforto.

© Flavio Coddou
© Flavio Coddou

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "1403_MM Casa em Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura" [House in Viladecavalls / Albert Brito Arquitectura] 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871389/1403-mm-casa-em-viladecavalls-albert-brito-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.