O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Luxemburgo
  5. Moreno Architecture
  6. 2015
  7. One on One / Moreno Architecture

One on One / Moreno Architecture

  • 13:00 - 19 Maio, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
One on One / Moreno Architecture
One on One / Moreno Architecture, © Andrés Lejona
© Andrés Lejona

© Andrés Lejona © Andrés Lejona © Andrés Lejona © Andrés Lejona + 41

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

One on One caracteriza-se pela arquitetura arrojada com vidro e metal, composta de volumes sobrepostos escalonados.

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

CONTEXTO URBANO

O contexto urbano de One on One é, ao mesmo tempo, muito atraente e complexo. Situado num distrito empresarial da Cidade de Luxemburgo, o edifício tem uma grande visibilidade no coração da cidade. A complexidade do local é devido à geometria triangular do terreno, entre edifícios existentes e 2 estradas arteriais.

Implantação
Implantação

Esta situação inspirou a Moreno Architecture a criar um edifício de 12 volumes de vidro e metal sobrepostos. A otimização engenhosa do espaço interno oferece bastante flexibilidade para acomodar escritórios em planta livre ou compartimentados.

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

Nas palavras de Stefano Moreno: "Apesar da complexa situação urbana, o desafio era criar a máxima quantidade de espaço de escritório, assegurando simultaneamente a máxima flexibilidade.

Usamos todos os truques e conhecimentos para transformar os desafios e restrições em oportunidades e elementos arquitetônicos fortes. Isto resultou na concepção de um edifício com cubos de vidro empilhados e rotacionados, criando terraços privados ao longo das bordas do edifício."

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

DESCRIÇÃO GERAL

One on One é um edifício de escritórios de 6 andares e 3 níveis de subsolo. Apresenta 3.000 m² de espaço de escritório em 5.000 m² de área construída. "Este edifício é aparentemente criado a partir da ideia simples do empilhamento de cubos de escritório, mas na verdade é o produto de uma infinidade de restrições e a combinação de elementos vitais. A espetacular reestruturação dos volumes deste terreno de esquina resultou na criação de um edifício premium que oferece aos seus usuários espaços impressionantes e facilmente organizados."

Corte
Corte

CONCEITO ARQUITETÔNICO

O desafio de sustentar os volumes pendentes sem alterar as colunas internas por trás da fachada exigia um sistema flexível e leve. Portanto, a estrutura é composta de colunas e vigas de aço. A estrutura de aço é alinhada com as fachadas para liberar o espaço interno. Um núcleo central de concreto armado reúne todas as circulações do edifício (escadas e elevadores) e oferece tamanho e forma perfeitos para layouts de escritório periféricos flexíveis.

Estrutura de aço e concreto são apoiadas em um subsolo de concreto.

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

CONSTRUÇÃO / MATERIAIS E ESTRUTURA

A forma da estrutura em aço segue o movimento dos volumes sobrepostos, organizados em um grid de 1,25 m e amarrados por lajes de concreto. As colunas criam uma estrutura irregular que é sustentada por uma laje de concreto de 65 cm no nível do solo.

Axonométrica
Axonométrica

A abertura e a transparência que resultam do espaço aberto sem colunas é reforçada pela ausência de vergas visíveis. Esta escolha permite maximizar a iluminação natural, criando assim um espaço de trabalho muito qualitativo.

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

A fachada é composta por uma combinação de um sistema de parede de vidro triplo e caixas metálicas tradicionais isoladas. A fachada dupla externa apresenta vidros de alta performance e ao mesmo tempo que oferece uma proteção solar eficiente, também beneficiam os escritórios com a incidência de luz natural.

Um sistema de piso duplo e forros ativos auxiliam na grande flexibilidade dos escritórios.

© Andrés Lejona
© Andrés Lejona

Descrição do Produto. A estrutura em aço é composta por 33 perfis diferentes (IPE, HEA, HEB, HEM e U) e 90 diferentes soluções de montagem de componentes de aço. Desde o início, a estrutura foi projetada e modelada em 3D como um todo.

A estrutura atinge um total de 260 toneladas de aço estrutural S-355 que representa um total de 6 quilômetros de aço.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "One on One / Moreno Architecture" [One on One / Moreno Architecture] 19 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871274/one-on-one-moreno-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.