One on One / Moreno Architecture

One on One / Moreno Architecture - Mais Imagens+ 36

Cidade de Luxemburgo, Luxemburgo
  • Arquitetos: Moreno Architecture; Moreno Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Lejona
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interpane
  • Engenharia Estrutural: INCA
  • Engenheiro Técnico: BOYDENS
  • Construção Geral: SOLUDEC
  • Subempreiteira: SEITZ STAHLBAU
  • Qualidade & Controle De Segurança: SECOLUX
  • Arquiteto Responsável: Stefano Moreno, Stefan Hildebrant
  • Cidade: Cidade de Luxemburgo
  • País: Luxemburgo
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Lejona

One on One caracteriza-se pela arquitetura arrojada com vidro e metal, composta de volumes sobrepostos escalonados.

© Andrés Lejona

CONTEXTO URBANO

O contexto urbano de One on One é, ao mesmo tempo, muito atraente e complexo. Situado num distrito empresarial da Cidade de Luxemburgo, o edifício tem uma grande visibilidade no coração da cidade. A complexidade do local é devido à geometria triangular do terreno, entre edifícios existentes e 2 estradas arteriais.

Implantação

Esta situação inspirou a Moreno Architecture a criar um edifício de 12 volumes de vidro e metal sobrepostos. A otimização engenhosa do espaço interno oferece bastante flexibilidade para acomodar escritórios em planta livre ou compartimentados.

© Andrés Lejona

Nas palavras de Stefano Moreno: "Apesar da complexa situação urbana, o desafio era criar a máxima quantidade de espaço de escritório, assegurando simultaneamente a máxima flexibilidade.

Usamos todos os truques e conhecimentos para transformar os desafios e restrições em oportunidades e elementos arquitetônicos fortes. Isto resultou na concepção de um edifício com cubos de vidro empilhados e rotacionados, criando terraços privados ao longo das bordas do edifício."

© Andrés Lejona

DESCRIÇÃO GERAL

One on One é um edifício de escritórios de 6 andares e 3 níveis de subsolo. Apresenta 3.000 m² de espaço de escritório em 5.000 m² de área construída. "Este edifício é aparentemente criado a partir da ideia simples do empilhamento de cubos de escritório, mas na verdade é o produto de uma infinidade de restrições e a combinação de elementos vitais. A espetacular reestruturação dos volumes deste terreno de esquina resultou na criação de um edifício premium que oferece aos seus usuários espaços impressionantes e facilmente organizados."

Corte

CONCEITO ARQUITETÔNICO

O desafio de sustentar os volumes pendentes sem alterar as colunas internas por trás da fachada exigia um sistema flexível e leve. Portanto, a estrutura é composta de colunas e vigas de aço. A estrutura de aço é alinhada com as fachadas para liberar o espaço interno. Um núcleo central de concreto armado reúne todas as circulações do edifício (escadas e elevadores) e oferece tamanho e forma perfeitos para layouts de escritório periféricos flexíveis.

Estrutura de aço e concreto são apoiadas em um subsolo de concreto.

© Andrés Lejona

CONSTRUÇÃO / MATERIAIS E ESTRUTURA

A forma da estrutura em aço segue o movimento dos volumes sobrepostos, organizados em um grid de 1,25 m e amarrados por lajes de concreto. As colunas criam uma estrutura irregular que é sustentada por uma laje de concreto de 65 cm no nível do solo.

Axonométrica

A abertura e a transparência que resultam do espaço aberto sem colunas é reforçada pela ausência de vergas visíveis. Esta escolha permite maximizar a iluminação natural, criando assim um espaço de trabalho muito qualitativo.

© Andrés Lejona

A fachada é composta por uma combinação de um sistema de parede de vidro triplo e caixas metálicas tradicionais isoladas. A fachada dupla externa apresenta vidros de alta performance e ao mesmo tempo que oferece uma proteção solar eficiente, também beneficiam os escritórios com a incidência de luz natural.

Um sistema de piso duplo e forros ativos auxiliam na grande flexibilidade dos escritórios.

© Andrés Lejona

Descrição do Produto. A estrutura em aço é composta por 33 perfis diferentes (IPE, HEA, HEB, HEM e U) e 90 diferentes soluções de montagem de componentes de aço. Desde o início, a estrutura foi projetada e modelada em 3D como um todo.

A estrutura atinge um total de 260 toneladas de aço estrutural S-355 que representa um total de 6 quilômetros de aço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade de Luxemburgo, Luxemburgo

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "One on One / Moreno Architecture" [One on One / Moreno Architecture] 19 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871274/one-on-one-moreno-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.