O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Colômbia
  5. Sergio Reyes Rodríguez
  6. 2016
  7. Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez
Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez, © Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

© Santiago Pinyol © Santiago Pinyol © Santiago Pinyol © Santiago Pinyol + 25

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa 40 está numa zona rural nas imediações de La Calera. Faz parte de um condomínio de casas unifamiliares e seu contexto se distingue pelas particularidades da paisagem típica da savana de Bogotá, o mais vasto planalto dos Andes colombianos. Tendo isto em conta, os elementos formais que compõem a arquitetura desta casa se inserem no lote de tal forma que a paisagem circundante seja ressaltada.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol
Planta
Planta
© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Por su parte, el cliente pide una residencia de una sola planta donde se identifiquen claramente el área de servicio, la zona social y los espacios privados de las alcobas. También requiere que los espacios sociales se relacionen física y visualmente dentro de la vivienda y estos a su vez al paisaje, manteniendo un alto nivel de privacidad hacia los vecinos. Para lograr esto fue necesario dar forma a unos espacios donde  privacidad y permeabilidad coexisten como conceptos rectores.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Desta forma, a casa é composta a partir de três módulos alongados que se estruturam paralelamente e isolam a residência dos lotes vizinhos localizados ao sul e norte. Ao mesmo tempo, estes módulos se abrem para a paisagem e trajetória diária do sol no leste e oeste. Pátios internos foram criados para permitir a entrada de luz, ventilação natural e uma relação direta com elementos naturais dentro da casa.

Diagrama
Diagrama

A estrutura define a volumetria externa e a espacialidade interna da residência a partir de um princípio estrutural simples e pragmático; paredes portantes e lajes. Este é um sistema estrutural ideal em áreas com alto risco sísmico, que permite a relação física e visual das diferentes dependências.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

A fachada é reduzida a uma paleta de três materiais que se caracterizam por sua eficiência e bom comportamento frente ao clima da região. Igualmente, são materiais tecnicamente viáveis e conhecidos em seu processo construtivo no local, cuja manutenção é quase nula. O corpo principal da casa (de paredes portantes), leva um acabamento em marmolina preparada e texturizada que é interrompida por lajes aparentes de concreto branco. Estes elementos marcam a madeira teca que, como fachada ventilada, ajuda a isolar termicamente a residência.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Ver a galeria completa

Cita: "Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez" [Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez] 14 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871245/casa-40-sergio-reyes-rodriguez> ISSN 0719-8906