República 358 / Hype Studio

República 358 / Hype Studio - Imagem 6 de 45República 358 / Hype Studio - Imagem 7 de 45República 358 / Hype Studio - Imagem 8 de 45República 358 / Hype Studio - Imagem 1 de 45República 358 / Hype Studio - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Hype Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  313
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesian, MH Pisos, Mezas, Mube, Mão na Pedra, Unipoa
  • Autores: Luísa Konzen (Arq. Responsável), Jean Grivot, Fernando Balvedi, Maurício Santos
  • Equipe: Naiara Forneck, Luis Bonilla, Bruno de Carvalho, Taís Buhler, Flávia Maritan, Belisa Peres, Luciana Stinieski, Marina Varante, Bruna Bissani, Pedro Dal Moliin, Leonardo Martínez, Gabriel Garcia
  • AVAC: Tr3z Tecnologia
  • Luminotécnica: FOS Lighting Studio
  • Elétrica: Axial Engenharia
  • Projeto De Restauração Da Fachada: Silvia Benedetti Arquitetos Associados
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
República 358 / Hype Studio - Imagem 4 de 45
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia de reformar o sobrado de 1917 e de torná-lo a sede da Hype Studio surgiu no final de 2015. Aquele parecia o lugar perfeito para colocar em prática alguns dos conceitos que acreditamos e que buscamos em nossos trabalhos.

República 358 / Hype Studio - Imagem 23 de 45
© Marcelo Donadussi

Era a oportunidade de vivenciar ainda mais a cidade, criando um espaço de trabalho integrado à pulsante vida urbana da Cidade Baixa, bairro profundamente ligado à história do escritório.

República 358 / Hype Studio - Imagem 38 de 45
Fachada Gif

Convidamos o Café República – cafeteria que já existia em outro ponto da própria rua e que tinha na sua essência, de forma natural, uma identidade urbana – a formar uma parceria com a Hype: abrir uma segunda unidade no térreo do sobrado. O convite foi aceito, e logo após um espaço voltado para a valorização da cultura do café a partir de técnicas de preparo com grãos especiais começou a ganhar corpo.

República 358 / Hype Studio - Imagem 12 de 45
© Marcelo Donadussi
República 358 / Hype Studio - Imagem 3 de 45
© Marcelo Donadussi

Da união da Hype Studio com o Café República Cup surgiu a República 358, cuja proposta consiste em integrar diferentes usos e oferecer à Cidade Baixa um lugar que celebre a vida urbana – com muita conversa, boa arquitetura e café de qualidade.

República 358 / Hype Studio - Imagem 41 de 45
Corte A

Localizado na Rua da República, a mais bela e arborizada rua do bairro boêmio, o casarão histórico já havia sido parcialmente restaurado pelo proprietário quando a Hype iniciou o projeto. As fachadas, coberturas e esquadrias já estavam recuperadas, o piso de concreto do térreo e um segundo andar e escada em estrutura metálica já haviam sido instalados.

República 358 / Hype Studio - Imagem 5 de 45
© Marcelo Donadussi

República 358 / Hype Studio - Imagem 25 de 45
© Marcelo Donadussi

Os grandes gestos da intervenção foram a instalação de um 3º nível metálico, a conexão dos três pisos com escadas escultóricas construídas inteiramente em compensado naval e a utilização das transparências para efetivamente integrar os diferentes usos da casa.

A remoção da escada metálica existente e a proposição de uma nova em um novo local proporcionou um melhor aproveitamento do térreo e do segundo andar, além de direcionar o percurso dentro da casa à visual da bela vidraça central.

República 358 / Hype Studio - Imagem 35 de 45
© Marcelo Donadussi

A alvenaria aparente existente estava bastante deteriorada. A fim de iluminar o espaço sem perder a textura original do material, todo o envelope da casa foi pintado na cor branco fosco, à exceção de um pequeno e proposital recorte no térreo, revelando pontualmente a cor real das paredes e criando um ambiente mais aconchegante no café.

República 358 / Hype Studio - Imagem 16 de 45
© Marcelo Donadussi

As paredes divisórias originais foram mantidas e seus rebocos restaurados (hall e sala de reuniões do térreo).

Os banheiros foram reconstruídos em drywall e revestidos em compensado naval. O piso em concreto do térreo foi mantido, arrematado e tratado, e nos demais pavimentos foi instalado piso em compensado naval.

República 358 / Hype Studio - Imagem 42 de 45
Corte B

Na cobertura, a Hype optou por pintar as estruturas e mantê-las aparentes. Sob as telhas metálicas, entre as tesouras, foi instalado um sistema de forro em gesso acartonado liso e branco que, além de proporcionar isolamento termoacústico, é também o protagonista do sistema de iluminação indireta via refletores.

República 358 / Hype Studio - Imagem 20 de 45
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. da República, 358 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-321, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "República 358 / Hype Studio" [República 358 Office / Hype Studio] 27 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871224/republica-358-hype-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.