O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Noruega
  5. Snøhetta
  6. 2016
  7. Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta

  • 11:00 - 13 Maio, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta
Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta, © Mark Syke
© Mark Syke

© Mark Syke © Mark Syke © Mark Syke © Mark Syke + 25

© Mark Syke
© Mark Syke

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vinte e dois anos após completar a primeira expansão do Museu de Arte de Lillehammer, Snøhetta tem a honra de expandir o projeto uma vez mais, criando uma expressão holística tanto para o museu de arte quanto para o cinema adjacente. A integração da arte assume um papel central em todos os aspectos do projeto desde a paisagem, o programa até os próprios edifícios.

© Mark Syke
© Mark Syke
Axonométrica
Axonométrica
© Mark Syke
© Mark Syke

O Museu de Arte e o Cinema de Lillehammer se estabeleceram pela primeira vez em um edifício desenhado por Erling Viksjø, em 1964, que se considera hoje uma representação definitiva do estilo arquitetônico do seu tempo. Em 1994, Snøhetta completou uma extensão do Museu com a construção de um edifício independente que procurava fazer a ponte entre a linguagem arquitetônica dos edifícios originais dos anos 60 e a expressão formal contemporânea. Agora, em 2016, uma segunda expansão desenhada novamente por Snøhetta conecta as duas instituições existentes com a adição da nova sala de exposições Weidemannsalen ao Museu, além de dois teatros e uma reforma interior do cinema de Lillehammer.

© Mark Syke
© Mark Syke

A expansão do Museu é criada sobre a ideia da arte flutuando em uma base transparente. O novo espaço abriga um ateliê para as crianças no térreo, com janelas de piso a teto e se assenta sob uma sala em balanço revestida com uma fachada metálica dinâmica. A circulação através do Museu é significativamente beneficiada com uma nova conexão abaixo do jardim de arte que realça a experiência do visitante. 

© Snøhetta & Ketil Jacobsen
© Snøhetta & Ketil Jacobsen

A galeria do segundo nível está dedicada a abrigar as obras do artista de Lillehammer, Jakob Weidemann (1923-2001). O surpreendente envoltório metálico da galeria reflete o contexto circundante e transforma sua aparência com a luz. A fachada foi criada pelo artista norueguês Bård Breivik (1948-2016), e está baseada conceitualmente na ideia escultórica de uma estrela fugaz, um símbolo dramático da importância da contribuição de Weidemann para a pintura do país. A fachada está fabricada com aço inoxidável altamente polido, com relevos de aproximadamente 25 cm de profundidade.

© Mark Syke
© Mark Syke

O cinema de Lillehammer recebeu dois novos auditórios e renovou seu espaço de circulação existente. Um auditório está integrado na escultura do edifício existente e o segundo está situado abaixo do jardim de arte, entre os dois edifícios. A fachada da entrada é reformada para complementar o estilo do edifício original e proporciona uma parede integrada com a arte de Odd Tandberg. O conceito chave é devolver o hall como uma extensão da praça em frente ao cinema, criando uma conexão mais forte entre a cidade e o espaço, como Viksjø originalmente havia imaginado. Com isso, a arte de Tandberg na parede no hall se torna novamente parte da cidade. 

© Snøhetta & Ketil Jacobsen
© Snøhetta & Ketil Jacobsen

A integração entre a arte, arquitetura e a paisagem é uma característica importante tanto na obra de Snøhetta como de Erling Viksjø. Quando Snøhetta desenhou a expansão do museu em 1994, os espaços entre os edifícios se transformaram no jardim de arte na primeira colaboração da empresa com o artista Bård Breivik. Para a expansão recente, foi importante reforçar novamente estes espaços de conexão, reunindo os três volumes em um projeto completo. 

Esquema
Esquema

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta" [Lillehammer Art Museum and Lillehammer Cinema Expansion / Snøhetta] 13 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871204/museu-de-arte-e-expansao-do-cinema-de-lillehammer-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.