Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 2 de 25Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 3 de 25Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 4 de 25Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 5 de 25Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Snøhetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grande Interiør, Spenncon
  • Arquitetos Responsáveis: Sigrun Aunan, Julie Aars
  • Artista: Bård Breivik
  • Cidade: Lillehammer
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 2 de 25
© Mark Syke

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vinte e dois anos após completar a primeira expansão do Museu de Arte de Lillehammer, Snøhetta tem a honra de expandir o projeto uma vez mais, criando uma expressão holística tanto para o museu de arte quanto para o cinema adjacente. A integração da arte assume um papel central em todos os aspectos do projeto desde a paisagem, o programa até os próprios edifícios.

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 8 de 25
© Mark Syke
Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 25 de 25
Axonométrica
Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 3 de 25
© Mark Syke

O Museu de Arte e o Cinema de Lillehammer se estabeleceram pela primeira vez em um edifício desenhado por Erling Viksjø, em 1964, que se considera hoje uma representação definitiva do estilo arquitetônico do seu tempo. Em 1994, Snøhetta completou uma extensão do Museu com a construção de um edifício independente que procurava fazer a ponte entre a linguagem arquitetônica dos edifícios originais dos anos 60 e a expressão formal contemporânea. Agora, em 2016, uma segunda expansão desenhada novamente por Snøhetta conecta as duas instituições existentes com a adição da nova sala de exposições Weidemannsalen ao Museu, além de dois teatros e uma reforma interior do cinema de Lillehammer.

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 20 de 25
© Mark Syke

A expansão do Museu é criada sobre a ideia da arte flutuando em uma base transparente. O novo espaço abriga um ateliê para as crianças no térreo, com janelas de piso a teto e se assenta sob uma sala em balanço revestida com uma fachada metálica dinâmica. A circulação através do Museu é significativamente beneficiada com uma nova conexão abaixo do jardim de arte que realça a experiência do visitante. 

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 15 de 25
© Snøhetta & Ketil Jacobsen

A galeria do segundo nível está dedicada a abrigar as obras do artista de Lillehammer, Jakob Weidemann (1923-2001). O surpreendente envoltório metálico da galeria reflete o contexto circundante e transforma sua aparência com a luz. A fachada foi criada pelo artista norueguês Bård Breivik (1948-2016), e está baseada conceitualmente na ideia escultórica de uma estrela fugaz, um símbolo dramático da importância da contribuição de Weidemann para a pintura do país. A fachada está fabricada com aço inoxidável altamente polido, com relevos de aproximadamente 25 cm de profundidade.

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 9 de 25
© Mark Syke

O cinema de Lillehammer recebeu dois novos auditórios e renovou seu espaço de circulação existente. Um auditório está integrado na escultura do edifício existente e o segundo está situado abaixo do jardim de arte, entre os dois edifícios. A fachada da entrada é reformada para complementar o estilo do edifício original e proporciona uma parede integrada com a arte de Odd Tandberg. O conceito chave é devolver o hall como uma extensão da praça em frente ao cinema, criando uma conexão mais forte entre a cidade e o espaço, como Viksjø originalmente havia imaginado. Com isso, a arte de Tandberg na parede no hall se torna novamente parte da cidade. 

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 11 de 25
© Snøhetta & Ketil Jacobsen

A integração entre a arte, arquitetura e a paisagem é uma característica importante tanto na obra de Snøhetta como de Erling Viksjø. Quando Snøhetta desenhou a expansão do museu em 1994, os espaços entre os edifícios se transformaram no jardim de arte na primeira colaboração da empresa com o artista Bård Breivik. Para a expansão recente, foi importante reforçar novamente estes espaços de conexão, reunindo os três volumes em um projeto completo. 

Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer  / Snøhetta - Imagem 23 de 25
Esquema

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lillehammer, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte e Expansão do Cinema de Lillehammer / Snøhetta" [Lillehammer Art Museum and Lillehammer Cinema Expansion / Snøhetta] 13 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871204/museu-de-arte-e-expansao-do-cinema-de-lillehammer-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.