Varanda na Cobertura / Studio Course

Varanda na Cobertura / Studio Course - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Studio Course; Studio Course
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hemant Patil
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cement Plaster “Ghotai”, Kismat hardware, Pune, Saint-Gobain, Teak and Sheesham
© Hemant Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cobertura de um edifício de 12 pavimentos de um apartamento duplex, este espaço foi concebido como uma 'Veranda' (em hindi: um espaço de transição entre a área pública e a privada ou, entre uma casa e uma rua). Um conceito que evoca a imagem de um espaço social acolhedor para todos.

© Hemant Patil

Tradicionalmente, verandas sempre foram uma parte integrante das nossas casas. No entanto, nos últimos anos, até certo ponto foi esquecida e desapareceu. A veranda era sempre um elemento central para transformar nossas casas em lares, um espaço residual que abrigava longas conversas, um lugar para relaxar e descontrair.

Planta

"Há um sentimento especial que você sente numa veranda que você simplesmente não pode encontrar em nenhum outro lugar." - Haruki Murakami.

No entanto, a "Veranda na Cobertura" não é um espaço residual. É um espaço projetado tendo em mente a família em questão e seu desejo claro de adicionar um lugar especial à sua casa. Um espaço criado a partir do estilo de vida deles, que gira em torno de livros, alimentos e plantas. Por isso, esta "Veranda na Cobertura" abriga uma biblioteca e uma cozinha, que se estendem para um terraço, ou, em outras palavras, partes do terraço são cobertas para acomodar um recanto de leitura e uma cozinha.

© Hemant Patil

O projeto pretende brincar com os sentidos à medida que você se aproxima do lugar, vindo de uma escada de madeira da sala de estar embaixo. As paredes existentes da escada foram demolidas e a cobertura foi criada para abrir o espaço e obter uma melhor conexão entre as partes. Isso nos permitiu fazer da Veranda uma extensão do espaço principal abaixo, permitindo que os dois níveis dialogassem.

Corte

Tons suaves de terra das paredes de cimento texturizado e móveis de madeira teca são usados para definir o tom deste espaço. A biblioteca da cobertura tem vista para o jardim do terraço através de uma fachada revestida de vidro e madeira, que dá a noção de que o ambiente pode abrir completamente, confundindo os limites de interior e exterior. Esta uniformidade de espaço também é acentuada pelo uso de materiais naturais como o cimento, a madeira teca, o granito e o metal, utilizados tanto dentro como fora dos ambientes. As marcas dos movimentos da mão no cimento dão a sensação da tatilidade do processo realizado para executar a arquitetura.

© Hemant Patil

O mínimo mobiliário permite a circulação fácil, assim como a forma minima da biblioteca foi definida conscientemente para reduzir seu impacto visual. Uma escada de metal estruturada por cabos de aço inoxidável em uma extremidade e ancorada a uma viga de madeira na outra leva a um espaço de depósito acima. Aqui, os degraus são projetados de forma a se alinhar perfeitamente com as prateleiras da biblioteca. Da mesma forma, muitos elementos, como a maçaneta e o batente da porta, os parafusos e os puxadores das gavetas, foram projetados com esta linguagem de quase desaparecer.

© Hemant Patil

A cozinha no terraço, totalmente equipada, apresenta a mesma linguagem e é onde a ideia de cozinhar ao ar livre é explorada. Andar sobre o cascalho produz um som que lembra a sensação de estar ao ar livre. O piso de cascalho é usado em algumas partes do terraço para aumentar esta tangibilidade. O recanto de leitura, parcialmente escondido pelo jardim, ao longo da queda d'água e seu espaço com lótus,é um cenário tranquilo para ler um pouco.

© Hemant Patil

A Veranda na Cobertura não apenas oferece a visão exótica de uma pista de corrida, mas também cria um mundo dentro dela mesma, onde é possível mergulhar e satisfazer os prazeres de cada um. Veranda na Cobertura se transforma em um refúgio, onde os contextos em mudança criaram novos significados.

© Hemant Patil

Descrição do Produto: O principal material utilizado no piso e nas paredes é o cimento, também conhecido, pelo seu processo, como 'Ghotai' (em hindi: movimento constante da mão) usado nas casas indianas tradicionais. É um processo extensivo de colocação de cimento em camadas com as mãos a partir do método que constantemente o alinha e cura com água. Este processo material e natural resulta em tons quentes de terra num espaço projetado e destinado a se transformar num refúgio. As marcas dos movimentos da mão no cimento dão a sensação da tatilidade do processo realizado para executar a arquitetura.

© Hemant Patil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amar Renaissance, Sopanbaug, Behind Empress Garden, Kavade Mala, Ghorpadi, Pune, Maharashtra 411001, Índia.

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Varanda na Cobertura / Studio Course" [Veranda on a Roof / Studio Course] 14 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871079/varanda-na-cobertura-studio-course> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.