Rocha & Madeira / Hyunjoon Yoo Architects

Rocha & Madeira / Hyunjoon Yoo Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Hyunjoon Yoo Architects; Hyunjoon Yoo Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  465
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Engenharia Estrutural: Seum
  • Construção: Pureun jongwon construction
  • Engenharia Mecânica: Min Sung engineering
  • Engenharia Elétrica: Hyeob-In
  • Equipe De Projeto: Jaehong kim, Daeun Seo, Hyunjoon Yoo, Jinsung Heo
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
© Youngchae Park

Rocha & Madeira

Abrigo do zelador para o Parque de Boramae

A Cauda da Colina

A edificação possui um programa e localização únicos e tem como finalidade ser um lugar onde os zeladores do parque descansam, lavam e armazenam as ferramentas da limpeza. O parque Boramae é composto por pequenas e grandes colinas. O local escolhido está localizado no ponto final de uma dessas colinas. A área em forma de leque, que é cerca de dois terços do local, está em contato com a estrada e o restante, um terço, encosta diretamente no final da colina. Na verdade, o local está entre a última cauda da colina e da estrada.

© Youngchae Park
© Youngchae Park

A rocha e a madeira

O conceito inicial do projeto foi minimizar o terreno, o que resulta em uma massa em forma de arco ao longo da estrada, fornecendo um abrigo para os porteiros. Em seguida, esse volume foi elevado a partir do solo, a fim de permitir o fluxo da colina para o pátio interior do edifício. A massa flutuante é suportada pelas várias salas de armazenamento ao invés de pilares. Uma vez que estas salas de armazenamento são a continuação da própria terra e devem retratar as rochas na montanha, elas são concluídos com concreto preto aparente e espalhadas aleatoriamente no chão. O elemento acima é tratado com concreto aparente com grelhas verticais de madeira. A largura das grelhas de madeira é especialmente fina. Desta forma, o edifício é dividido em duas partes os depósitos no térreo- a rocha - e o abrigo suspenso na montanha- o ramo.

© Youngchae Park
Planta - segundo pavimento
© Youngchae Park

Uma fachada interativa 

A  principal fachada do edifício é composta por cerca de dois terços de superfície curva e um terço de linha reta. Como a estrada passa em torno desta fachada, as pessoas que andam ao redor da edificação experimentarão uma variação visual com as grelhas de madeira dispostas em toda a superfície curva. Um espaçamento ligeiramente largo das grelhas permite ao observador uma alteração visual dependendo do seu ponto de vista - a superfície de concreto aparente é muito marcante a partir da vista frontal e gradualmente dissimulada na medida em que o ponto de vista muda. Ao percorrer o local, o observador pode capturar uma seqüência de fachadas na qual o material de acabamento se altera entre o concreto e a madeira.

Os quatro pinheiros

Ao posicionar a edificação no terreno, a preservação dos quatro pinheiros existentes foi uma questão crítica. A fim de minimizar qualquer trabalho nocivo para a natureza, o projeto foi afastado alguns metros do limite do local e, assim, um dos edifícios de armazenamento foi escavado na colina. A montanha, naturalmente, continua até o terraço acima do armazenamento que conecta-se ao pátio. Por conseguinte, os quatro pinheiros tornaram-se a fachada chave da edificação, permitindo um fluxo suave das colinas para o pátio interior.

Diagrama
Diagrama
Diagrama
Diagrama

Um caminho aberto

O local está situado onde o passeio do parque começa. Além disso, várias circulações através atravessam o local. A fim de preservar o fluxo de circulação, o abrigo principal foi construído sobre pilotis enquanto alguns armazéns estão dispersos no térreo. Ao fazê-lo, o caminho de pedestres é totalmente preservado e também a generosa área aberta abaixo da instalação pode ser usada como um espaço público em ocasiões especiais.

© Youngchae Park

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:395 Sindaebang-dong, Dongjak-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rocha & Madeira / Hyunjoon Yoo Architects" [ Rock & Branch / Hyunjoon Yoo Architects] 07 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870727/rocha-and-madeira-hyunjoon-yoo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.