Apartamento Viadutos / Vão

Apartamento Viadutos / Vão - JanelaApartamento Viadutos / Vão - Pia, Bancada, CozinhaApartamento Viadutos / Vão - Mesa, Janela, Pia, Iluminação, Bancada, Cadeira, VigaApartamento Viadutos / Vão - Janela, Prateleira, MadeiraApartamento Viadutos / Vão - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  56
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AEME Marcenaria, CIMAR Estruturas Metálicas, RX Pinturas, Reka Iluminação, SV Vidros
Apartamento Viadutos / Vão - Dormitório
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Viadutos, projetado e construído pelo arquiteto Artacho Jurado durante a década de 50, é um marco histórico na paisagem paulistana. A sua imponente implantação em uma ilha resultante do Plano de Avenidas de Prestes Maia, demarca centralmente o eixo visual de quem transita pelo Viaduto Nove de Julho.

Apartamento Viadutos / Vão - Mesa, Janela, Pia, Iluminação, Bancada, Cadeira, Viga
© Rafaela Netto

O apartamento em questão, no 18º andar do citado edifício, proporciona através da sua área avarandada uma vista privilegiada da área central da cidade. Demolir todas as alvenarias internas da recortada planta original foi, portanto, uma ação para que a paisagem e a luz natural, enquadradas pelos caixilhos originais de madeira, pudessem adentrar o espaço.

Apartamento Viadutos / Vão - Bancada, Janela, Viga, Pia
© Rafaela Netto
Apartamento Viadutos / Vão - Imagem 16 de 18
Planta
Apartamento Viadutos / Vão - Janela, Prateleira, Madeira
© Rafaela Netto

Para aumentar a sensação de amplitude dentro dos 46m² de área interna, a divisão entre ambientes se fez através de um mobiliário que flutua suspenso, sem tocar o piso verde que inunda todo o apartamento. O volume de madeira em meio a planta tem dupla função, abrindo-se tanto para a sala de estar como para o quarto de dormir: enquanto um lado é armário para livros e eletrônicos, o outro serve como guarda-roupas. A funcionalidade da bancada de concreto também auxiliou na organização e ganho espacial pois nela estão embutidos os utensílios de lavanderia, cozinha e o lavabo do banheiro, separado destas por um espelho suspenso na bancada.

Apartamento Viadutos / Vão - Sofá, Mesa
© Rafaela Netto

Por ser o único ambiente fechado e com pouca incidência de luz natural, o banheiro foi envolto por painéis de vidros translúcidos ao invés de alvenarias. O tratamento acidado garante a privacidade, mas também permite a passagem filtrada de luz, tanto da diurna que provém do quarto, como da artificial interna que o transforma a noite em uma grande lanterna. Essa luz artificial é emitida pela divisória técnica entre o sanitário e o chuveiro, que concentra também todas as tubulações hidráulicas, facilitando a sua manutenção caso necessário.

Apartamento Viadutos / Vão - Pia, Bancada
© Rafaela Netto

O armário alto na cozinha é um outro elemento importante, pois constitui-se como uma segunda lanterna voltada para a sala. Como as lanternas, as outras luminárias indiretas estão soltas do teto, liberando a laje e as vigas de concreto descascado de outras interferências visuais.

Apartamento Viadutos / Vão - Porta
© Rafaela Netto

Apesar da área ainda ser a mesma, a sensação espacial foi transformada completamente, do apartamento escuro subdividido em pequenos ambientes à um amplo espaço. Isso só se tornou possível graças às estratégias adotadas de unificação material dos dois planos contínuos, o piso de epóxi abaixo e o concreto acima, e o aproveitamento funcional máximo de todos elementos presentes.

Apartamento Viadutos / Vão - Janela
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Viadutos / Vão" 23 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870701/apartamento-viadutos-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.