Escola Hessenwald / wulf architekten

Escola Hessenwald / wulf architekten - Mais Imagens+ 9

Weiterstadt, Alemanha
  • Arquitetos: wulf architekten; wulf architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9541
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Akustik & Raum, Bayer Betonsteinwerk, Forbo Flooring Systems, SCHINDLER FENSTER + FASSADEN, VELUX Commercial
  • Gestão Da Construção: atp architekten ingenieure
  • Engenharia Estrutural: Erfurth & Mathes, Beratende Ingenieure
  • Planejamento Hvac : Wüst und Partner
  • Engenharia Elétrica: e-plan Elektro-, Planungs- und Sachverständigenbüro
  • Paisagismo: Adler & Olesch Mainz Landschaftsarchitekten und Ingenieure
  • Cliente: Da-Di-Werk
  • Equipe De Projeto: Alexander Vohl, Camilo Hernandez, Carina Kleinecke, Boris Peter
  • Cidade: Weiterstadt
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Brigida González

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Hessenwald está situada em uma área aberta dentro de um bosque, próximo do povoado de Gräfenhausen, parte de Weiterstadt (Darmstadt). Trata-se de uma escola integral cooperativa de nível secundário com muitas vias que permitem a mobilidade dos estudantes entre os diferentes níveis escolares, como o ensino médio, fundamental para um total de 700 alunos. O novo edifício é subdividido em três elementos tipo pavilhão agrupados ao redor de um centro comum. Os pavilhões estabelecem um sentido de individualidade e identidade para os respectivos níveis escolares. Cada um tem uma sala polivalente e cinco salas de aula em seus pavimentos superiores. As salas especializadas, a administração, a cafeteria e a cozinha da escola estão localizadas no nível de acesso aos pavilhões.

© Brigida González

No coração do novo conjunto estão as áreas comuns, como o auditório, a sala de música e a sala de recreação que foram desenhadas como um grande "centro público". Os pavilhões se agrupam ao redor desta sala central que está coberta de luz que remete o entorno natural com suas superfícies feitas em madeira e seus terraços. A chapa perfurada frente a galeria periférica filtra a luz do dia, criando uma atmosfera muito parecida a das árvores. Todas as áreas do conjunto escolar podem ser espacialmente acopladas. 

© Brigida González
© Brigida González

O desenho implementa, em forma construída, a divisão desejada e reconhecível dos níveis escolares e fortalece o genius loci, que se encontra na singularidade do lugar e no atrativo da vegetação. A linguagem arquitetônica da nova escola reforça adequadamente a clareza conceitual do desenho, desta forma, os pavilhões são claramente discerníveis como tais. Suas fachadas de alvenaria exposta recobertas com um reboco de cor cinza claro estão marcadas por grandes aberturas horizontais de janelas com baixos umbrais.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa - primeiro pavimento

As áreas especiais, nos corredores e no térreo, estão desenhadas deliberadamente para serem transparentes. Isto não só articula a forma arquitetônica, mas também cria um contraste entre as salas de aula, por um lado, e a circulação e os espaços comuns, por outro. Foi desenvolvida uma "plataforma de leitura" para cada nível escolar, criando zonas dentro da área flexivelmente utilizável entre as salas e definindo um espaço tranquilo dentro do lugar. 

© Brigida González

O espaço ao ar livre é entendido como um lugar que pode ser interpretado e que tira proveito da sua força de interação entre o contato com o grupo e a individualidade, entre o jogo livre e a atividade coletiva. O espaço entre os edifícios e a borda do bosque podem ser ativados, conforme for necessário, com pequenas salas ajardinadas para diferentes funções, como um laboratório verde, viveiro de árvores, jardim da escola ou sala de aula verde. 

Corte

Os altos padrões de energia da escola são evidenciados pelo cumprimento dos critérios do Instituto Passivo de Casas para a demanda de energia primária de todo o edifício. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wolfsgartenallee 8, 64331 Weiterstadt, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Hessenwald / wulf architekten" [Hessenwald School / wulf architekten] 05 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870601/escola-hessenwald-wulf-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.