O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Equador
  5. José Miguel Mantilla
  6. 2014
  7. Casa do professor de história / José Miguel Mantilla

Casa do professor de história / José Miguel Mantilla

Casa do professor de história / José Miguel Mantilla
Casa do professor de história / José Miguel Mantilla, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Quito, Equador
  • Área Residência

    280 m2
  • Área Biblioteca

    160 m2
  • Livros na Biblioteca

    mais de 10000
  • Área Total

    440.0 m2
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa do professor de história é uma residência pouco convencional que, além dos requerimentos típicos de um lar para uma família de cinco integrantes, deveria contar com um amplo espaço para abrigar o estúdio e a grande biblioteca do pai (com mais de dez mil livros), dedicado à pesquisa e docência universitária.

Axonométrica
Axonométrica
© JAG Studio
© JAG Studio

Devido às condições do terreno e à necessidade de construir a biblioteca antes do resto da casa, decidimos desenvolver o projeto em dois volumes independentes, mas vinculados desde o interior da casa.

© JAG Studio
© JAG Studio

Ambos os volumes estão construídos com os mesmos materiais, mas com distintas concepções espaciais e diferentes sistemas estruturais. O volume da biblioteca é um prisma único, com pé-direito duplo, construído com paredes portantes de tijolo que servem como estante para os livros. O volume da casa é um prisma compartimentado com a estrutura de concreto armado e um esquema espacial de "planta livre" onde os elementos estruturais não determinam necessariamente a forma e o tamanho dos espaços. este último pode ser apreciado pelos jogos de altura que existem na zona social da residência.

© JAG Studio
© JAG Studio
Planta - Superior
Planta - Superior

As paredes de tijolo artesanal e a estrutura de concreto ficaram aparentes com a finalidade de reduzir o custo de acabamentos da construção e destinar esses recursos à edificação da biblioteca.

Detalhes
Detalhes
© JAG Studio
© JAG Studio

Adicionalmente cabe destacar a adequação do projeto à topografia e condições paisagísticas do terreno, com uma vista privilegiada sobre o vale Tumbaco.

© JAG Studio
© JAG Studio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa do professor de história / José Miguel Mantilla" [La Casa del Profesor de Historia / José Miguel Mantilla] 04 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870572/casa-do-professor-de-historia-jose-miguel-mantilla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.