O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Fabio Marins Arquitetura
  6. 2016
  7. Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura

Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura

  • 05:00 - 5 Maio, 2017
Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura
Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura, © Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

© Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Alvilândia, 82 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05449-070, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Fabio Marins, Mônica Pina, Sônia Pato Vila
  • Paisagismo

    Fabio Marins Arquitetura
  • Construção

    FHN Marins Construções
  • Ar Condicionado

    Quality Air
  • Acústica

    Personacoustic
  • Instalações

    J.D.Santos
  • Estrutura

    Bammoth Construções
  • Iluminação

    Fabio Marins Arquitetura
  • Área

    262.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a proposta de ser um ambiente despojado e uma incubadora de novos talentos, a produtora Corazon Filmes atua na execução de filmes publicitários. O arquiteto Fabio Marins que assina o projeto de interiores com área original de 125 m2 foi o responsável em traduzir em linguagem arquitetônica o dia a dia agitado e criativo da sede da empresa. Com estruturas metálicas, grandes áreas de caixilharias e muita luminosidade natural, o pé direito duplo desta sala no Edifício Módulo Alto de Pinheiros, em São Paulo por si só já era instigante, e acabou influenciando o direcionamento de projeto. O desafio era acomodar um programa de certa forma extenso em uma área reduzida que pudesse se ajustar à demanda da Corazon Filmes.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

O espaço precisava acomodar várias estações de trabalho, um estúdio com duas ilhas de edição, sala de reunião e apresentação de projetos, sala de diretoria, área de descompressão, além de elementos básicos do funcionamento do escritório como copa/cozinha, recepção e estar.

Plantas
Plantas
© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Esse elemento resolveu várias questões, pois funciona como divisória da cozinha, suporte para a placa com a marca da empresa logo na entrada, módulo para armazenamento e prateleiras de materiais externamente para o salão e internamente para a cozinha, além de conferir um elemento escultórico e provocante para vista do salão. Ele foi feito todo de cubos de OSB (Painel de Tiras de Madeira Orientadas) pré-fabricados para facilitar a montagem no local. A escolha do OSB se deu por ser um material barato, de fácil manipulação e que conferia uma textura marcante ao ambiente, além de trazer a ideia do contraste de usar um material bruto e barato que com um design arrojado e criativo que lhe conferia uma plasticidade escultórica, estando assim totalmente alinhado com o conceito da produtora de filmes.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Mesmo com um cenário favorável para desenvolver um projeto funcional, houve alguns desafios: numa das pontas da edificação onde o terreno “afunilava”, ficou com uma área complicada que prejudicava bastante a ocupação. A distribuição de espaço e circulação foram um dos desafios do projeto, afim de melhorar o aproveitamento desse ambiente Marins sugeriu a construção de um mezanino onde ficou a sala da diretoria e no pavimento térreo a sala de reuniões e apresentações. A escada é feita com serralheria de tubos super esbeltos de 20mm, com pisadas e prateleiras de OSB que além da função de escada serve de prateleira para o salão.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Logo na entrada da sala abrigou o estúdio com as ilhas de edição. Ele foi concebido para ser uma espécie de monólito suspenso e serve de suporte para o coração de neon – uma referência à logomarca da empresa. Fazendo um contraponto ao grande vão de pé direito duplo da sala esse efeito foi realçado com a opção de fazer a cozinha com elementos de marcenaria que não tocavam a base do mezanino, dando uma sensação de “flutuabilidade”.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Na área externa de varanda foi feito um paisagismo tropical, iluminação relaxante e colocadas mesas do tipo bistrô criando ali um ambiente de descompressão para os colaboradores.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Fabio Marins Arquitetura
Escritório
Cita: "Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura" [Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura] 05 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870391/corazon-filmes-fabio-marins-arquitetura> ISSN 0719-8906