Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura

Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Fabio Marins Arquitetura; Fabio Marins Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  262
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deck, Gesso e Drywall, Gráfica, Luminárias, Marcenaria, Mobiliários, Neon, Pisos, Portas e Paineis Acústicos, Vidros
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a proposta de ser um ambiente despojado e uma incubadora de novos talentos, a produtora Corazon Filmes atua na execução de filmes publicitários. O arquiteto Fabio Marins que assina o projeto de interiores com área original de 125 m2 foi o responsável em traduzir em linguagem arquitetônica o dia a dia agitado e criativo da sede da empresa. Com estruturas metálicas, grandes áreas de caixilharias e muita luminosidade natural, o pé direito duplo desta sala no Edifício Módulo Alto de Pinheiros, em São Paulo por si só já era instigante, e acabou influenciando o direcionamento de projeto. O desafio era acomodar um programa de certa forma extenso em uma área reduzida que pudesse se ajustar à demanda da Corazon Filmes.

© Alessandro Guimarães

O espaço precisava acomodar várias estações de trabalho, um estúdio com duas ilhas de edição, sala de reunião e apresentação de projetos, sala de diretoria, área de descompressão, além de elementos básicos do funcionamento do escritório como copa/cozinha, recepção e estar.

Plantas
© Alessandro Guimarães

Esse elemento resolveu várias questões, pois funciona como divisória da cozinha, suporte para a placa com a marca da empresa logo na entrada, módulo para armazenamento e prateleiras de materiais externamente para o salão e internamente para a cozinha, além de conferir um elemento escultórico e provocante para vista do salão. Ele foi feito todo de cubos de OSB (Painel de Tiras de Madeira Orientadas) pré-fabricados para facilitar a montagem no local. A escolha do OSB se deu por ser um material barato, de fácil manipulação e que conferia uma textura marcante ao ambiente, além de trazer a ideia do contraste de usar um material bruto e barato que com um design arrojado e criativo que lhe conferia uma plasticidade escultórica, estando assim totalmente alinhado com o conceito da produtora de filmes.

© Alessandro Guimarães

Mesmo com um cenário favorável para desenvolver um projeto funcional, houve alguns desafios: numa das pontas da edificação onde o terreno “afunilava”, ficou com uma área complicada que prejudicava bastante a ocupação. A distribuição de espaço e circulação foram um dos desafios do projeto, afim de melhorar o aproveitamento desse ambiente Marins sugeriu a construção de um mezanino onde ficou a sala da diretoria e no pavimento térreo a sala de reuniões e apresentações. A escada é feita com serralheria de tubos super esbeltos de 20mm, com pisadas e prateleiras de OSB que além da função de escada serve de prateleira para o salão.

© Alessandro Guimarães

Logo na entrada da sala abrigou o estúdio com as ilhas de edição. Ele foi concebido para ser uma espécie de monólito suspenso e serve de suporte para o coração de neon – uma referência à logomarca da empresa. Fazendo um contraponto ao grande vão de pé direito duplo da sala esse efeito foi realçado com a opção de fazer a cozinha com elementos de marcenaria que não tocavam a base do mezanino, dando uma sensação de “flutuabilidade”.

© Alessandro Guimarães

Na área externa de varanda foi feito um paisagismo tropical, iluminação relaxante e colocadas mesas do tipo bistrô criando ali um ambiente de descompressão para os colaboradores.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Alvilândia, 82 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05449-070, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura" [Corazon Filmes / Fabio Marins Arquitetura] 05 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870391/corazon-filmes-fabio-marins-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.